Ministro da Defesa falará sobre Sivam na CRE
O ministro da Defesa, José Viegas, deverá comparecer na próxima quinta-feira (6), a partir das 10h, à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), para esclarecer a execução e a operacionalização do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), de acordo com requerimento de autoria dos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Jefferson Péres (PDT-AM) aprovado na reunião do colegiado desta quinta-feira (30).
Passados seis anos da assinatura do contrato entre o Sivam e a Raytheon, empresa norte-americana responsável pela implantação do sistema de vigilância, afirmaram os dois senadores, ainda não foram entregues os aparelhos de comunicação VHF para funcionarem entre as bases terrestres e os aviões. Por conta desse atraso, acrescentaram, o Sivam decidiu suspender o pagamento à empresa.
-É extremamente preocupante que um sistema dessa magnitude, com um custo total de US$ 1,4 bilhão, deixe de funcionar ou não opere a contento pela carência de tais componentes, acarretando, inclusive, a decisão de suspensão do pagamento das parcelas restantes, num total de US$ 72 milhões-, justificaram Suplicy e Jefferson no requerimento.
Além do ministro, deverão comparecer à audiência pública o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Luís Carlos da Silva Bueno; o responsável pela comissão para a coordenação do Projeto Sivam, brigadeiro-do-ar Ramon Borges Cardoso; e o presidente da Raytheon, Gregory Vuksich.
O presidente da CRE, Eduardo Suplicy, informou que aproveitará a vinda do ministro para convidá-lo a acompanhar, junto com o ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, a diligência, seguida de audiência pública, que o colegiado fará no Centro de Lançamento de Alcântara (MA), conforme requerimento de autoria do senador João Capiberibe (PSB-AP).
30/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ministro dos Esportes falará sobre orçamento na CE
MINISTRO DO PLANEJAMENTO FALARÁ À CAS SOBRE EMPRÉSTIMO DO BID
Ministro da Justiça falará à CFC sobre evasão de divisas
Ministro da Justiça falará à CFC sobre evasão de divisas
Ministro da Agricultura falará sobre crise nos frigoríficos
Ministro falará sobre apagões à Comissão de Infraestrutura