Ministro da Justiça falará à CFC sobre evasão de divisas



O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, comparecerá à Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) na próxima quarta-feira (25), às 11h, para prestar esclarecimentos sobre remessas ilegais de divisas ao exterior por meio de contas CC-5. O comparecimento do ministro ficou acertado na última terça-feira (17) pelos integrantes da comissão, que aprovaram, por unanimidade, requerimento nesse sentido da senadora Ideli Salvatti (PT-SC).

Segundo o presidente da CFC, senador Ney Suassuna (PMDB-PB), o ministro estará acompanhado do diretor-geral da Polícia Federal, delegado Paulo Lacerda, e do secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto.

Para a senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA), o comparecimento do ministro servirá para que o colegiado aprofunde as investigações sobre evasão de divisas, que, observou, chega a alcançar a cifra de US$ 30 bilhões, principalmente por meio da agência do Banestado em Nova York. Ela entende que, apesar da criação de uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) no Congresso Nacional para examinar as denúncias, a CFC não pode deixar de dar continuidade aos seus trabalhos de investigação, para apontar os culpados e tentar repatriar o dinheiro que saiu ilegalmente do país.



20/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro da Justiça falará à CFC sobre evasão de divisas

CPI ouve ministro do TCU sobre evasão de divisas

CPI do Banestado ouve ministro do TCU sobre evasão de divisas por agências bancárias no Paraná

Governo e Procuradoria estão empenhados em investigar evasão de divisas, diz secretária de Justiça

Ministro coloca a Polícia Federal à disposição para apuração de evasão de divisas

Ideli pede rigor nas investigações sobre evasão de divisas