Ministro da Saúde participa de ações contra Aids
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, participa, neste Carnaval, de ações de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis em São Paulo, Recife, Salvador e no Rio de Janeiro.
Nesses municípios com maior concentração de pessoas são realizadas campanhas com a distribuição de folhetos, acompanhados de porta-camisinhas, bandanas, camisetas e preservativos. Nos locais de festa há ainda mobiliário urbano, com blimp e balão show.
Dirigida à população em geral, na faixa etária de 15 a 49 anos de idade, a campanha tem como principal objetivo alertar para a prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis.
Recife
Neste sábado (1), em Recife, o ministro participou do café da manhã do Galo da Madrugada, no Forte das Cinco Pontas, e visitou o estande do Projeto Quero Saber que realiza testagem de HIV.
Ao estado de Pernambuco, o Ministério da Saúde enviou, apenas para os meses de fevereiro e março, 8,2 milhões de preservativos, sendo 900 mil para a capital.
Salvador
Neste fim de semana (1 e 2), Arthur Chioro estará em Salvador. Na tarde deste sábado (1), o ministro vai estar no posto do Fique Sabendo no Centro de Saúde do CAE e no Posto de Pronto Atendimento de Ondina.
Durante o Carnaval, estarão funcionando, na cidade, três postos de testagem para HIV, sífilis e hepatites virais (dois no circuito Dodô e dois no circuito Osmar), com distribuição de preservativos e material educativo. Está prevista a realização de cerca de 100 testes para cada doença, por dia.
O Ministério da Saúde enviou ao estado da Bahia seis milhões de preservativos para os meses de fevereiro e março, sendo 1,7 milhão para a capital.
Rio de Janeiro
Na segunda-feira (3), no Rio de Janeiro, Chioro vai auxiliar ações de prevenção em vários pontos de atendimento. Confira abaixo:
- Visita ao Bloco Sargento Pimenta
Horário: 15 h
Local: Aterro do Flamengo, próximo ao Monumento dos Pracinhas
- Visita ao Sambódromo
Horário: 19h45
Local: Rua Marquês de Sapucaí entre os portão 5 e 7
- Visita ao Camarote Oficial da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
Horário: 21h30
Local: Rua Marquês de Sapucaí, setor 11
- Visita ao Camarote Oficial do Governador do Estado do Rio de Janeiro
Horário: 22h30 horas
Local: Rua Marquês de Sapucaí, setor 09
São Paulo
Em São Paulo, o ministro participou, no sambódromo, de atividade da campanha de prevenção, com a distribuição de preservativos.
O Ministério da Saúde enviou ao estado de São Paulo 23 milhões de preservativos, para os meses de fevereiro e março, sendo 7,2 milhões para a capital.
Preservativos
Na primeira remessa deste ano, foram enviados 104 milhões de unidades para atender a demanda até o mês de março, em todo o País.
A quantidade é definida a partir do consumo médio mensal, da capacidade de armazenagem e do estoque do almoxarifado local nos estados. Em 2013, durante todo o ano, o Ministério da Saúde distribuiu 610 milhões de preservativos para todo o Brasil.
No País, a epidemia de Aids está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 20 casos a cada 100 mil habitantes, o que representa cerca de 39 mil casos novos da doença ao ano.
Estimativas indicam que, atualmente, cerca de 718 mil pessoas vivam com HIV, sendo que 150 mil desconhecem sua situação. O não conhecimento da sorologia é hoje um dos desafios a serem enfrentados no combate à doença no País. Atualmente, estão em tratamento com medicamentos antirretrovirais, ofertados pelo SUS, cerca de 340 mil pessoas.
Testagem
Um das mais bem sucedidas estratégias do Ministério da Saúde no combate à epidemia é o Fique Sabendo, ação direcionada à ampliação do diagnóstico precoce da população.
Lançados em 2005, os testes são oferecidos em Unidades Básicas de Saúde, Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), ambulatórios ou em locais como praças, feiras e eventos específicos como festas e shows.
Nessas ações, são utilizados testes rápidos, que ficam prontos em cerca de 30 minutos, sendo necessária apenas uma gota de sangue.
Os testes rápidos começaram a ser utilizados em larga escala em 2005, quando foram distribuídos 509 mil unidades em todo o país.
Em oito anos, a oferta cresceu 800%; com 4,7 milhões de testes distribuídos em 2013. O diagnóstico precoce é importante para quebrar a cadeia de transmissão do vírus e promover o acompanhamento do paciente, evitando o desenvolvimento de aids, além de permitir que o paciente inicie o tratamento mais cedo.
Fonte:
Ministério da Saúde
02/03/2014 10:58
Artigos Relacionados
Secretário da Saúde participa de palestra para discutir ações integradas em DST/Aids
Secretário da Saúde participa de palestra para discutir ações integradas em DST/Aids
Secretaria da Saúde participa de encontro para avaliar e ampliar ações de prevenção à Aids entre usu
Saúde: São Paulo participa de encontro internacional sobre DST/Aids
Ministro da Saúde elogia Lei Sarney no combate à AIDS
Saúde: Programa Estadual DST/Aids participa de reunião com sindicatos e entidades governamentais par