Ministro do Meio Ambiente diz que há no Brasil "ofensiva" para diminuir a proteção da natureza



O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse há pouco, durante a abertura da Vigília em prol da preservação da Amazônia, promovida no plenário do Senado, que, enquanto no mundo todo cresce a preocupação com o meio ambiente, no Brasil estaria havendo uma "ofensiva" para diminuir as proteções ambientais.

- Como se a proteção fosse um engessamento do Brasil. Digo, como ministro do Meio Ambiente, que temos proteção a menos e não a mais - disse.

Minc também afirmou que o governo está conseguindo reduzir o desmatamento na Amazônia e citou como medidas tomadas nesse sentido o corte do crédito dos desmatadores e o decreto de crimes ambientais, que permitiu ao governo leiloar bois "piratas" e madeira cortada ilegalmente.

Neste momento há 240 ações de fiscalização da Amazônia, informou Minc. Ele pediu aplausos à senadora Marina Silva (PT-AC), ex-ministra da pasta, que teve a iniciativa de lutar pelo corte de crédito aos desmatadoresda floresta. O resultado, disse, é que o desmatamento teve queda de 45% neste ano.

Minc disse que há "forte pressão" na Câmara dos Deputados, onde a MP 458/09, que trata da regularização fundiária na Amazônia, foi alterada para permitir a transferência, sem licitação, de terrenos da União a quem detinha sua possa antes de dezembro de 2004. "O que está em jogo é a preservação da Amazônia", concluiu.

Mais informações a seguir



13/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dia Mundial do Meio Ambiente: Conheça as ações do Rodoanel para proteção do meio ambiente

Brasil vai converter dívida externa com EUA para proteção do meio ambiente

Meio Ambiente: Cartilha ambiental ensina estudantes a respeitar a natureza

Entenda as ações do Rodoanel para proteção do meio ambiente

Rodoanel realiza ações para proteção do meio ambiente em SP

Rodoanel realiza ações para proteção do meio ambiente em SP