Ministro exige providências após jogador sofrer racismo no Peru



Na noite desta quarta-feira (12), o jogador Tinga, do Cruzeiro, foi vítima da condenável demonstração de racismo por parte dos torcedores do Real Garcilaso na estreia da equipe na Taça Libertadores 2014, no Peru.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, telefonou nesta quinta-feira (13) para o presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Eugenio Figueredo Aguerra, e exigiu providências enérgicas que combatam e punam atitudes preconceituosas e racistas contra o brasileiro.

Aldo Rebelo também manifestou total solidariedade a Tinga. “No ano em que o mundo inteiro se une para disseminar uma mensagem contra o preconceito durante a Copa do Mundo do Brasil, é inconcebível o comportamento que vimos em Huancayo. Tinga tem todo o nosso apoio na luta contra o racismo, que, esperamos, será combatido com firmeza pela Conmebol.”

Nota da CBF
A CBF, entidade máxima do futebol brasileiro, repudia toda e qualquer forma de preconceito dentro de fora de campo.

Tinga não é o primeiro jogador brasileiro a sofrer preconceito nos gramados. Neymar, Marcelo, Diego Maurício, Roberto Carlos, Hulk e outros já foram também alvo dessa prática que fere as mais elementares normas de civilidade.

O presidente da CBF, José Maria Marin, em nome de todos os desportistas brasileiros, manifesta sua solidariedade ao jogador Tinga e aos dirigentes do Cruzeiro pelo lamentável episódio ocorrido.

"Não só como presidente da CBF, mas, sobretudo como amante do futebol, tenho o dever de repudiar essa prática absurda de racismo que continua acontecendo nos estádios. O futebol é símbolo de congraçamento, de alegria e não de demonstrações de preconceito e intolerância", disse.

Fontes:
Ministério do Esporte
Confederação Brasileira de Futebol



13/02/2014 15:51


Artigos Relacionados


Ministro repudia racismo e pede providências às autoridades

Jogador inglês fala sobre racismo no futebol

Paim manifesta solidariedade ao jogador Tinga, vítima de racismo

Casildo Maldaner agradece apoio recebido após sofrer ataque cardíaco

Gilvam Borges retorna ao Senado após sofrer acidente de barco na costa do Amapá

Ministro lamenta morte do ex-jogador Pedro Rocha