Ministro exporá prioridades de ciência e tecnologia à CCT
O novo ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, deverá apresentar as suas prioridades aos integrantes da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). Requerimento para realização de audiência pública com a participação do ministro, apresentado pelo senador Eduardo Braga (PMDB-AM), foi aprovado nesta quarta-feira (7) pela comissão. Ainda não há data marcada para a realização da audiência.
Presidente da comissão, Braga considerou o convite “oportuno” por possibilitar o primeiro contado dos senadores que integram a CCT com o ministro que sucedeu Aloizio Mercadante, atualmente ministro da Educação. Em seu requerimento, o presidente da CCT lembra que o Brasil está se colocando entre as principais economias do mundo, mas alerta para a necessidade de estímulo à inovação.
- O foco agora deve ser estabelecer o mantra do valor agregado à capacidade produtiva do país. E o melhor caminho para chegarmos ao patamar de outras nações, tal como a Alemanha e os Estados Unidos, será justamente por meio do incentivo à nossa capacidade inovativa – afirma Braga.
Banda Larga
No início da reunião, o presidente da comissão anunciou a realização, na próxima semana, de uma audiência pública com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, na próxima quarta-feira (14). Ele deverá expor aos senadores as metas do Plano Nacional de Banda Larga e os planos para a realização de licitação para a operação de Internet 4G.
Foi também aprovado requerimento da senadora Ângela Portela (PT-RR), de inclusão do diretor-presidente da Eletronorte, Josias Matos de Araújo, entre os convidados para audiência pública que tratará das deficiências do atendimento na transmissão de dados pela internet, especialmente na Região Norte. Como explicou a senadora, será pelas redes de distribuição da Eletronorte que deverão passar as fibras óticas que permitirão melhor atendimento de internet banda larga à região.
Terras Raras
Braga anunciou ainda a realização, em 25 de abril, de uma audiência pública para tratar da questão da adoção, pelo Brasil, de novas tecnologias para a exploração das chamadas terras raras. A importância dessa audiência foi ressaltada pelo senador Luis Henrique (PMDB-SC), que lembrou a importância das terras raras na fabricação de carros elétricos e híbridos e da nova geração de usinas eólicas. O senador observou ainda que Brasil e Alemanha celebraram um acordo para pesquisa conjunta de toda a cadeia de produção de bens derivados de terras raras.
Marcos Magalhães
07/03/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ministro da Ciência e Tecnologia apresenta prioridades da pasta na terça
Ministro da Ciência, Tecnologia e Informação fala na CCT sobre prioridades da pasta
Ciência e tecnologia serão prioridades da relação com a Coréia, adianta embaixadora
CCT ouve ministro da Ciência e Tecnologia
CE tem audiência com ministro da Ciência e Tecnologia
Sarney recebe ministro da Ciência e Tecnologia