Sarney recebe ministro da Ciência e Tecnologia
O presidente do Senado, José Sarney, recebeu nesta quinta-feira (10) o ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, com quem conversou sobre a nacionalização da ciência no Brasil e sobre a consolidação da base de Alcântara. À saída da audiência, o ministro se disse favorável aos entendimentos que o governo realiza com países interessados em alugar a base de Alcântara. Ele acrescentou que, como presidente do Senado e político maranhense, o presidente do Senado recebeu com satisfação essa informação.
- Nós queremos consolidar a base do ponto de vista aeroespacial, provocando o desenvolvimento da indústria aeroespacial brasileira, para melhorar as condições de vida da população local - disse o ministro.
Sobre a nacionalização da ciência no Brasil, o ministro disse ter comunicado a Sarney que essa é a nova política do seu ministério. Ele pretende fazer com que a ciência e a tecnologia, assim como seus benefícios, possam chegar a todo o país e sejam universalizados, em benefício de toda a população.
Roberto Amaral defendeu a criação de núcleos de excelência no Nordeste, no Centro-Oeste e na Amazônia, assim como a atração de cursos e professores para as regiões mais carentes do país, de forma que a ciência, hoje desenvolvida nos centros mais importantes, possa chegar a todas as universidades brasileiras.
10/04/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney recebe sugestões para novo marco legal do setor de ciência e tecnologia
CCT ouve ministro da Ciência e Tecnologia
CE tem audiência com ministro da Ciência e Tecnologia
Ministro exporá prioridades de ciência e tecnologia à CCT
CE instala Subcomissão de Ciência e Tecnologia com presença de ministro
Ciência e tecnologia serão “protagonistas do desenvolvimento”, diz ministro