Ministro garante na CI que rodovias federais estarão em boas condições de tráfego até 2010



Em 2010, as rodovias federais brasileiras estarão em boas condições de tráfego. A previsão foi feita nesta quinta-feira (18) pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, durante audiência pública na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI). O ministro voltou a afirmar que a prioridade do atual governo é recuperar a malha rodoviária federal - hoje em torno de 80 mil quilômetros - que foi, segundo ele, "abandonada ao longo dos últimos anos".

Como prova de suas afirmações, Alfredo Nascimento observou que a alocação dos recursos para a recuperação das rodovias federais vem crescendo ano a ano no atual governo. Em 2003, observou, foram canalizados R$ 2 bilhões. Já neste ano, apenas quatro anos mais tarde, os recursos saltaram para R$ 8,1 bilhões. A previsão, segundo o ministro, é que o Orçamento Geral da União reserve para 2008 cerca de R$ 10 bilhões para recuperar as rodovias.

Alfredo Nascimento compareceu à CI para falar sobre o andamento das obras da Ferrovia Norte-Sul - um projeto ferroviário de aproximadamente 2.100 quilômetros, que atravessaas Regiões Centro-Oeste e Norte do país, conectando-se, ao norte, com a estrada de ferro Carajás e, ao sul, com a ferrovia Centro Atlântida. Para o ministro, a ferrovia é uma obra "estratégica" para o país e, quando concluída, irá melhorar o escoamento da produção para exportação, com reflexos positivos para o desenvolvimento regional, redução dos custos de comercialização no mercado interno e incentivo à produção.

O ministro trouxe aos senadores uma informação relativa à Ferrovia Norte-Sul, que qualificou de "boa notícia". É que o projeto original será estendido de Anápolis (GO) a Santa Fé do Sul, no extremo noroeste paulista, interligando os portos de Santos (SP) e do Rio de Janeiro até a região de Itaqui, no Maranhão. E informou ainda que as obras do trecho Anápolis a Uruaçu, também em Goiás - um total de 280 quilômetros - terão início no próximo ano, gerando mais de cinco mil empregos.

Estratégia

O presidente da CI, senador Marconi Perillo (PSDB-GO), autor do requerimento da audiência pública, afirmou que a Ferrovia Norte-Sul é obra considerada "prioritária" para o estado de Goiás, e que "se encaixa como uma grande alternativa para o desenvolvimento da região Centro-Oeste". Mas reconheceu que ainda há muito a ser feito.

Durante o debate na CI, o senador José Sarney (PMDB-AP), que, como presidente da República (1985-1990) idealizou a Ferrovia Norte-Sul, observou que, na época, foi criticado por implantar a obra. Reconheceu porém que, atualmente, o empreendimento é de grande importância para a integração nacional.

O senador Edison Lobão (PMDB-MA) lamentou que a Ferrovia Norte-Sul ainda não tenha sido concluída, apesar de as obras terem sido iniciadas há 22 anos, enquanto o senador Jayme Campos (DEM-MT) pediu ao ministro que determine a retomada das obras das rodovias BR-163 e BR-158, que se encontram paralisadas.

Já o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) pediu a recuperação da BR-174, na Região Amazônica. Eliseu Resende (DEM-MG), ex-ministro dos Transportes no governo Itamar Franco, solicitou a Alfredo Nascimento que implante de imediato o Plano Nacional de Logística de Transporte, a exemplo do projeto de sua autoria, em tramitação na Casa, que trata do assunto. Em resposta, o ministro informou que o governo deverá implantar o plano nos próximos meses.

A audiência pública contou também com a presença de José Francisco das Neves, diretor da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias.

18/10/2007

Agência Senado


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