Ministro propõe índice de avaliação em educação para a América Latina



Mercadante também propôs novos programas de bolsas de estudos para estudantes de graduação e pós-graduação 

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, propôs, na manhã da quinta-feira (7), na abertura da 42ª Reunião de Ministros da Educação do Mercosul, em Buenos Aires, a constituição de uma comissão de ministros da região para propor encontro com os responsáveis pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). O objetivo é discutir a metodologia de seleção da prova nos diversos países participantes do exame, realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Segundo Mercadante, a ideia é colaborar para a busca de equidade na aplicação da aferição internacional. "Entretanto, isso não invalida o fato de termos de buscar um sistema de avaliação da aprendizagem dos estudantes da região com caráter regional", afirmou.

O ministro da Educação da Argentina, Alberto Sileone, propôs ainda que a comissão a ser criada avance na elaboração de um índice de avaliação regional. "Sem intenção de confronto, mas que possa considerar as questões regionais. O Pisa compara realidades que não são comparáveis", disse.

 

Bolsas

Mercadante manifestou preocupação sobre um possível impacto da crise econômica global nos países do bloco e propôs que as ações tenham em vista o aprimoramento dos mecanismos de mobilidade. Nesse sentido, propôs novos programas de bolsas de estudos, de um ano, para estudantes de graduação e pós-graduação por meio de intercâmbio profissional e acadêmico.

O ministro brasileiro sugeriu, ainda, uma troca mais efetiva de material pedagógico, sobretudo de português e espanhol, e o compartilhamento do desenvolvimento de conteúdos digitais. Para ele, um programa específico de intercâmbio poderia permitir que professores da educação básica do Mercosul conheçam as diversas experiências pedagógicas bem-sucedidas nos países do bloco, e a criação de polos de ciência e tecnologia nos países-membros também intensificaria o intercâmbio nas pesquisas desses universos acadêmicos.

A proposta teve o apoio de ministros e delegados do Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Equador e Venezuela.

 

Leia mais: 

Programa internacional avaliará capacidade de estudantes brasileiros

Reunião do Mercosul sobre ciência e tecnologia será realizada em Buenos Aires

 

Fonte:
Ministério da Educação

 

08/06/2012 15:49


Artigos Relacionados


Educação é desafio para toda a América Latina, diz ministro

Índice de Clima Econômico fica estável no Brasil e melhora na América Latina

Índice de Clima Econômico da América Latina diminui entre julho e outubro

Geraldo Mesquita propõe que União Européia contribua para a extinção do analfabetismo na América Latina

Educação ambiental na América Latina é tema de reunião

Ministro Jorge Hage participa de debate sobre transparência na América Latina e no Caribe