Ministro visita Itajaí em caráter emergencial



Em visita emergencial ao Porto de Itajaí (SC) nesta segunda-feira (12), o Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, analisou os impactos da correnteza do Rio Itajaí-Açu, em decorrência da última enchente ocorrida em Santa Catarina nos últimos dias.

O ministro garantiu recursos da União para o desassoreamento dos canais de acesso e também a criação de uma bacia de evolução do Complexo Portuário do Itajaí. “Vamos fazer tudo o que for necessário para que o Porto de Itajaí e demais terminais voltem a operar com as mesmas profundidades operadas antes das cheias”, afirmou.

Cristino assegurou que antes mesmo dos estudos para verificar o assoreamento, serão feitos estudos e simulações, para agilizar os procedimentos. “O complexo de Itajaí é muito importante no contexto portuário brasileiro e vamos precisamos que as operações sejam retomadas com a maior brevidade possível”, disse.

Com a velocidade da correnteza, devido a vazão do grande volume de água represado nos municípios do Vale do Itajaí, o berço 1 sofreu rebaixamento em alguns pontos, variando entre 15 centímetros e 20 centímetros. Ainda não foi possível ter uma posição definida com relação aos danos que a estrutura do cais sofreu, uma vez que há a necessidade de um minucioso estudo.

O Porto de Itajaí vai operar com 3 berços que não foram danificados pelas chuvas. O Terminal Portuário de Navegantes não foi atingido.


Fonte:
Secretaria de Portos



13/09/2011 15:51


Artigos Relacionados


Visita de Obama terá compromissos oficiais em Brasília e eventos de caráter social no RJ

Ministro da Pesca visita Sarney

ACM RECEBE VISITA DO MINISTRO DO TRABALHO

MINISTRO CROATA VISITA O SENADO

Ministro português visita Assembléia

Itajaí recebe evento náutico em 2014