Ministro visita regiões alagadas no Paraná e Rio Grande do Sul



O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, visita nesta quarta-feira  (16), as regiões atingidas por enchentes e alagamentos nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul. Ele fará sobrevôos nas regiões mais castigadas pelas chuvas para avaliar a extensão dos danos e definir o tipo de ajuda que poderá ser dada pelo governo federal.

A primeira inspeção começa em São Lourenço do Sul (RS), pela manhã, onde o ministro se reúne com o prefeito municipal e, em seguidas percorre as áreas mais afetadas.

No Paraná, Fernando Bezerra Coelho fará um sobrevôo nas localidades mais atingidas pelas chuvas, depois de se reunir com o governador Beto Richa, e com o prefeito da capital, Luciano Ducci em Curitiba.

No Rio Grande do Sul perto de 55 mil pessoas em nove cidades já foram afetadas pelas chuvas dos últimos dias, segundo dados da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Desde novembro do ano passado já são 155 mil pessoas afetadas em 96 municípios. 


Calamidade pública em duas cidades paranaenses

O Paraná registra em março cerca de 31 mil afetados em 13 municípios, com 1.477 desabrigados e 8.843 desalojados. Já ocorreram duas mortes em Antonina, uma em Morretes e uma em Honório Serpa, segundo a Defesa Civil do estado, cuja estimativa aponta que de novembro até hoje são 451 mil afetados no estado, em 134 municípios.

Por conta dos desastres naturais, o governador Beto Richa decretou nessa terça-feira (15) estado de calamidade pública nos municípios de Morretes e Antonina. Guaratuba e Paranaguá estão em estado de emergência.

Em Morretes, está o maior número de pessoas afetadas (15.178), entre as quais 8 mil estão desalojadas e 1.180, desabrigadas. Uma pessoa está desaparecida.

As ocorrências são de desastres por enxurradas, alagamentos, deslizamentos, chuvas e vendavais. 

De acordo com o serviço de meteorologia do estado, o Instituto Simepar, a previsão do tempo para o litoral para os próximos dias é de céu parcialmente nublado com chuva leve. Segundo a técnica em meteorologia Vanessa D'Avila, o volume das chuvas no litoral desde sexta-feira (11) foi mais do que o dobro do normal para o período.


Fonte:
Agência Brasil
Ministério da Integração Nacional



16/03/2011 14:31


Artigos Relacionados


Osmar Dias anuncia visita do ministro do Trabalho ao Paraná

Ministro visita o Grande ABC e anuncia investimentos

Adiada visita do Ministro da Pesca ao Rio Grande do Norte

Paraná será divido em quatorze regiões turísticas

Rio Grande do Sul será dividido em 25 regiões turísticas

Comissão de Economia visita o Paraná