Rio Grande do Sul será dividido em 25 regiões turísticas



Devido ao novo Programa Nacional de Regionalização do Ministério do Turismo, os 497 municípios do Rio Grande do Sul considerados turísticos foram reagrupados em 25 regiões. Até o ano passado, o estado era dividido em 11 regiões turísticas.

Agora, por exemplo, a Serra Gaúcha foi subdividida em cinco regiões menores: Hortências, Rota das Araucárias, Paranhana, Uva e Vinho e Campos de Cima da Serra.

De acordo com o diretor de desenvolvimento turístico do Rio Grande do Sul, Maximilianus Pinent, ao reagrupá-las de acordo com a sua real vocação, “as regiões ganham representatividade, passam a desenvolver roteiros integrados e a ter atenção especial em políticas públicas”.

O diretor afirma que até o ano passado, as regiões associavam cidades com vocações bem diferentes, como Casca e Vanini, antes agrupada na região Uva e Vinho e agora realocada em Cultura e Tradição. O mesmo acontecia com Piratini, antes na região campeira de Costa Doce, agora na região do Pampa.

Essa reorganização está sendo realizada nos 27 estados brasileiros e a divulgação do novo mapa do turismo do Brasil está prevista para este mês. “Ao reavaliar a vocação turística das cidades e o grau de desenvolvimento de cada uma delas, o Ministério do Turismo consegue canalizar esforços para desenvolvê-las de forma mais eficiente”, afirma Vinicius Lummertz, secretário nacional de Políticas de Turismo.

Assim que o novo mapa for concluído, o Ministério do Turismo classificará o nível de desenvolvimento (que varia de 1 a 3) de cada uma das regiões turísticas e definirá as necessidades de investimento de cada localidade.

Fonte:
Ministério do Turismo 



17/10/2013 12:38


Artigos Relacionados


Paraná será divido em quatorze regiões turísticas

Variedade marca as 13 regiões turísticas da Bahia

Divulgação gratuita sobre regiões turísticas por emissoras de rádio e TV não é consenso

Ministro visita regiões alagadas no Paraná e Rio Grande do Sul

Desemprego caiu em 7 regiões do País e na grande São Paulo em 2011, informa Dieese

Meio Ambiente: Declarado estado de atenção em cinco regiões da Grande São Paulo