Ministros da CPLP aprovam Carta da Juventude em Salvador



Reunindo ministros representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, a Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada em Salvador (BA), foi encerrada em clima de celebração pelos avanços conseguidos na consolidação do diálogo intergovernamental nos temas ligados à Juventude e ao Desporto.

Entre estes avanços está a Carta da Juventude, segundo o assessor de relações internacionais da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil, Bruno Vanhoni. "O documento estabelece, para os jovens dessse países, um conjunto de direitos em áreas como a mobilidade, saúde, empreendedorismo, emprego, direitos humanos. Avançamos num entendimento comum sobre esses e outros direitos que devem ser garantidos em todos os países do bloco. É um compromisso para os governos, o que irá demandar mais políticas públicas para à juventude", disse Vanhoni.

Para Vanhoni a conferência também significou um "reforço das relações de amizade e de cooperação entre os países lusófonos e a continuidade do programa multilateral de cooperação através da aprovação de novos projetos que visam intensificar, melhorar e tornar eficaz o processo de cooperação".

Além da aprovação da “Carta da Juventude”, o encontro também avançou na área do desporto, decidindo que a República de Angola organizará os IX Jogos Desportivos da CPLP, em 2014, recebendo das mãos  da delegação de São Tomé e Príncipe a incumbência, já que não seria possível para o país realizar o evento neste momento, mas sim em 2016.

O Brasil, por sua vez, através do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, convidou jovens dos países membros da CPLP a participar como voluntários da Copa do Mundo da FIFA 2014 e dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Quanto à VII Bienal de Jovens Criadores da CPLP, em 2015, ficou decidido que será realizada em Moçambique.

Ao final, os ministros participantes da Conferência agradeceram ao Governo do Brasil pela hospitalidade e acolhimento e ao Secretariado Executivo pelo apoio prestado na preparação e realização da reunião Conferência.

Confira a íntegra da Carta da Juventude da e a Declaração Final da  VI Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Fonte:
Secretaria Nacional de Juventude



05/12/2013 17:35


Artigos Relacionados


Estudantes conhecem o Plano Juventude Viva e a Bienal da CPLP

Ministro participa de conferência sobre juventude e esporte em Salvador

Ministros aprovam criação de cargo de alto representante do Mercosul

Suplicy lê em Plenário carta que enviou a ministros do STF em defesa de Battisti

Carta da Bahia sela compromisso entre países americanos em prol da juventude

Ex-ministros de Direitos Humanos divulgam carta de apoio a Comissão da Verdade