Ministros debatem produção de biocombustíveis e alta dos preços dos alimentos



Os senadores analisam nesta quarta-feira (14), a partir das 10h, os recentes questionamentos internacionais em relação ao impacto da expansão da produção de biocombustíveis sobre o preço dos alimentos. O assunto será debatido em audiência pública conjunta das Comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) com a Subcomissão Permanente dos Biocombustíveis, vinculada à Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).

Estão convidados para essa reunião os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge; do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; do Meio Ambiente, Marina Silva; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes; e das Relações Exteriores, Celso Amorim.

A audiência foi solicitada em requerimentos do presidente da Subcomissão Permanente de Biocombustíveis, senador João Tenório (PSDB-AL). Durante a votação desses requerimentos, os parlamentares comentaram as críticas à produção de biocombustíveis, baseadas no argumento de que a ampliação do cultivo de matéria-prima para esse fim reduz a geração de alimentos e aumenta os preços de venda ao consumidor.

Naquela ocasião, João Tenório considerou que a alta mundial nos preços dos alimentos tem sido causada pelo aumento na demanda no Brasil, na China e nos países da África. O senador observou que, somente no Brasil, milhares de brasileiros passaram a comprar mais alimentos com a renda do programa Bolsa-Família.

O presidente da subcomissão acrescentou ainda haver outras causas para o aumento nos preços dos alimentos: os preços dos fertilizantes e os subsídios pagos pelos governos europeus aos seus agricultores. João Tenório observou que os fertilizantes, que chegam a significar 40% do custo dos alimentos e são controlados por poucas multinacionais, tiveram seus preços triplicados.



09/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Vicente Claudino diz que culpar biocombustíveis pela alta dos preços dos alimentos "é uma falácia"

Fabricação de biocombustíveis não vai prejudicar produção de alimentos, diz Ipea

Stephanes e Minc debatem com senadores a expansão da produção de biocombustíveis

Brasil pode produzir biocombustíveis sem comprometer produção de alimentos, diz Serys

É possível aumentar ao mesmo tempo a produção de alimentos e de biocombustíveis, diz José Maranhão

Tendência é que preços de alimentos continuem em alta até 2012, diz relatório da FAO