Minuta do decreto de criação das APAs Marinhas será discutida via internet



Minuta será disponibilizada a partir de 26 de maio, por 30 dias, para consulta e sugestões dos setores interessados

A minuta do decreto que criará as APAs – Áreas de Proteção Ambiental – do Litoral de São Paulo será disponibilizada para consulta pública, via internet, por 30 dias, a partir da próxima segunda-feira (26/05), no endereço www.ambiente.sp.gov.br . O novo prazo foi dado pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, após encontro com lideranças da pesca artesanal, moradores tradicionais e ongs representativas do setor náutico, em Ubatuba, na última segunda-feira (19/05). Graziano entendeu que as três Consultas Públicas realizadas em Iguape, São Vicente e Ilhabela, para apreciação da minuta apresentada por técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), foram insuficientes para incorporação das sugestões e críticas dos setores envolvidos com a regulamentação proposta.

Para o secretário do Meio Ambiente de São Paulo, a criação das APAs do Litoral Sul, Centro e Norte tem como foco garantir o desenvolvimento sustentável, favorecendo a pesca artesanal e combatendo a pesca predatória, nociva para todos. Graziano lembrou que a criação das APAs se dará com o reforço da ação da Polícia Ambiental no combate à pesca irregular, principalmente a pesca profissional de arrasto com parelhas. Para tanto, será criada uma unidade especial de policiamento marítimo, formada por 90 policiais treinados para ações no mar e equipados com seis lanchas, que permitirão a abordagem de pesqueiros de grande porte, que atuem irregularmente.

A criação das APAs litorâneas visa combater a exploração desordenada e predatória dos recursos marinhos, que vêm sofrendo uma redução na oferta do pescado. Se não houver uma forma de uso sustentável dos recursos naturais do mar, é consenso que se terá a perda da diversidade biológica e cultural, e empobrecimento e marginalização das comunidades tradicionais costeiras.

Secretaria do Meio Ambiente

(M.S.)



05/25/2008


Artigos Relacionados


Minuta de Estatuto do Motorista será discutida em setembro

Criação de universidade indígena será discutida em março

Minuta do Novo Código Comercial será colocada em consulta pública em 7 de outubro

Criação de nova secretaria no MinC é discutida em audiência pública

Justiça: Criação de conselho estadual é discutida com lideranças religiosas

Criação da Lei Geral das Agências Reguladoras é discutida em audiência pública