Missão brasileira avalia projeto bilateral no setor de algodão na África



Um grupo de representantes brasileiros visita a República do Mali, na África, nesta semana, para avaliar o andamento de um projeto bilateral no setor de algodão.  O “Projeto Cotton-4” é uma iniciativa de cooperação técnica que busca desenvolver o ramo de cotonicultura naquele país.

 

O objetivo do grupo é visitar a Estação Experimental na cidade de Sotuba e começar a implantação de um laboratório para caracterização molecular de espécies de algodão. A unidade também será utilizada para treinamento de técnicos africanos.

 

Pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e técnicos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores participam da visita, que segue até a próxima sexta-feira (20). No projeto, as duas instituições são responsáveis promovem ações de transferência de tecnologias e capacitação.

 

Análise genética será ampliada

Segundo a pesquisadora da Embrapa Gláucia Buso, o conhecimento genético-molecular das plantas é fundamental para desenvolver metodologias mais eficientes de conservação e uso das espécies vegetais. As informações levantadas em laboratório, afirma, também são base para buscar soluções para  sustentabilidade produtiva das culturas agrícolas.

 

O projeto prevê, ainda, que laboratório em Mal poderá ser utilizado no futuro para análises genéticas de outras culturas agrícolas.

 

O algodão é um produto agrícola de extrema importância para cerca de 30 países africanos. Em alguns deles, chega a representar mais de 50% do PIB.


Segundo o conselheiro da ABC, Olinto Vieira, foram investidos até o momento no “Cotton 4” recursos da ordem de US$ 5 milhões.

 

Em 2009 a Embrapa instalou, numa área de 3,4 hectares no Centro Regional de Pesquisa Agronômica de Sotuba, parcelas demonstrativas com sementes das variedades Araçá, Buriti, Safira, Cedro, Aroeira, BRS 293, Sucupira, BRS 286, Jatoba e Serido (todas da Embrapa Algodão-PB).

 

No mesmo período, foram plantadas espécies de plantas locais(do Mali ) e regionais (dos outros três países africanos que formam o bloco Cotton-4).

 

Fonte:
Embrapa



19/08/2010 07:39


Artigos Relacionados


Missão brasileira visita Guiana para debater cooperação bilateral

Promoção da igualdade racial leva missão brasileira a países da África e Europa

Missão brasileira busca reverter barreiras comerciais a produtos agrícolas na Europa e África

Embrapa segue programa de cultivo de algodão na África

Brasil e África do Sul assumem compromisso para facilitar comércio bilateral

MDIC e Apex-Brasil realizam missão empresarial na África