Missão de El Salvador vem ao Brasil conhecer gestão dos Territórios de Cidadania



Entre os dias 21 e 27 de março, dirigentes e técnicos do governo de El Salvador estarão em Brasília e no Ceará para conhecer as políticas territoriais brasileiras para o meio rural. A comitiva vai aprofundar o conhecimento sobre o Programa Territórios da Cidadania,  que serviu de referência para a implantação do programa “Encuentros Ciudadanos” no país. Os salvadorenhos vão conhecer aspectos gerenciais, técnicos e o impacto do  Territórios da Cidadania na vida dos moradores das regiões atendidas. A visita é parte do acordo de cooperação técnica entre os dois países firmado em dezembro de 2010 com apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

A viagem será feita em duas etapas: na segunda (21) e terça-feira (22) em Brasília e de quarta-feira a sábado (26) no Ceará. Na primeira etapa, os 14 técnicos e dirigentes do governo salvadorenho se reunirão com a Coordenação Executiva do Programa Territórios da Cidadania para discutir temas como políticas brasileiras para agricultura familiar, a abordagem territorial no desenvolvimento rural sustentável e tecnologia da informação baseada em software livre.

No Ceará, a comitiva se reúne com o Comitê de Articulação Estadual do Ceará. Depois segue para General Sampaio, no Território da Cidadania Vales do Curu e Aracatiaçu, onde visita a colônia de pescadores, abatedouro, criação de frango e fábrica de ração, projetos desenvolvidos com recursos do Território da Cidadania. A produção de peixe no município foi estruturada por ações integradas do MDA, Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério da Educação, Banco do Nordeste e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). As ações incluíram crédito direto aos produtores, oferta de energia elétrica, instalação de uma fábrica de gelo para conservação e comercialização da produção por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Na sexta-feira (25), em Quixadá, município do Território da Cidadania Sertão Central, os salvadorenhos participam de reunião com os comitês de juventude e de apicultores da região. No sábado (26), visitam o Projeto de Assentamento Boa Vista para conhecer as experiências de Turismo Rural e de cooperativa de crédito. Nas duas ocasiões haverá reuniões com as coordenações dos colegiados territoriais para entender sobre as reuniões colegiadas entre gestores públicos e representantes da sociedade civil.

Entre 2008 e 2010 o governo federal investiu R$ 4,3 bilhões nos seis Territórios da Cidadania do Ceará: Cariri, Vales do Curu e Aracatiaçu, Sobral, Sertão Central, Cariri e Sertões do Canindé. Os investimentos nos 120 territórios brasileiros somam R$ 50,3 bilhões para ações de redução da pobreza no meio rural brasileiro.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário

 

18/03/2011 20:52


Artigos Relacionados


Brasil compartilha gestão e tecnologia dos Territórios da Cidadania com El Salvador

El Salvador implanta medotologia do Territórios da Cidadania

Missão brasileira visita Austrália para conhecer experiências em defesa civil e gestão de recursos hídricos

Moradores de Salvador querem conhecer o Brasil

Guiné-Bissau envia missão ao Brasil para conhecer área de registro civil

Missão da Etiópia visita Brasil para conhecer produção do etanol a partir da cana-de-açúcar