Brasil compartilha gestão e tecnologia dos Territórios da Cidadania com El Salvador



Técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) estarão em El Salvador, a partir desta segunda-feira (23), para auxiliar na implantação do “Territorios Ciudadanos”, que tem como referência o programa brasileiro Territórios da Cidadania, que aplica ações de desenvolvimento regional e de garantia de direitos sociais nas regiões mais carentes do País, principalmente no meio rural. Uma das tarefas é ajudar o governo do país centro-americano a articular os órgãos federais e a elaborar uma matriz de ações governamentais para regiões rurais de El Salvador.

“Nossa visita vai contribuir para implementação do projeto em El Salvador, respeitando as diferenças de cada país. É a realização da parceria latinoamericana de apoio ao desenvolvimento rural sustentável”, afirma Fátima Brandalise, da Secretaria do Desenvolvimento Territorial (SDT) do MDA. 

A missão brasileira também vai ajudar na gestão do programa, na organização dos atores sociais e na implantação de colegiados territoriais. Agricultores, organizações da sociedade civil e atores sociais vão definir as ações prioritárias para o desenvolvimento econômico e social de suas comunidades.

Os técnicos brasileiros também vão oferecer apoio à implantação do portal do programa que será utilizado para o monitoramento e execução do programa em El Salvador, da mesma que já que ocorre no modelo brasileiro. O programa em El Salvador vai utilizar tecnologia desenvolvida pelo Núcleo de Desenvolvimento para a Internet do MDA. 

A visita é parte do acordo de cooperação técnica entre os dois países firmado em dezembro de 2010 com apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC). No último mês de março, uma delegação do governo de El Salvador esteve no Brasil para conhecer aspectos gerenciais, técnicos e o impacto do  Territórios da Cidadania na vida dos moradores das regiões atendidas. 

No Brasil, as ações do programa, desenvolvidas em parceria com estados, municípios e sociedade civil, abrangem 1.852 municípios e beneficiam cerca de 42,4 milhões de habitantes com ações de cidadania, infraestrutura e apoio a atividades produtivas.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



23/05/2011 15:58


Artigos Relacionados


Missão de El Salvador vem ao Brasil conhecer gestão dos Territórios de Cidadania

El Salvador implanta medotologia do Territórios da Cidadania

Brasil compartilha projetos destinados à superação da extrema pobreza com El Salvador

Territórios da Cidadania discutem Plano Brasil Sem Miséria em João Pessoa (PB)

Luz para Todos vai priorizar Territórios da Cidadania e população-alvo do Brasil Sem Miséria

MDA fortalece cooperação com El Salvador para o programa "Territorios de Progreso"