Missão empresarial ao México tem inscrições abertas até dia 15



Empresários interessados em participar da Missão Empresarial Brasileira ao México têm até 15 de abril para se inscrever. Promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a viagem à Cidade do México será realizada entre os dias 13 e 15 de junho.

A iniciativa tem como objetivo ampliar o fluxo comercial e de investimentos, explorar as possibilidades de cooperação entre os setores produtivos brasileiros e mexicanos, e estreitar os laços comerciais entre os dois países.

A programação é voltada para empresas industriais, comerciais exportadoras, tradings e consórcios de exportação brasileiros que sejam qualificados e tenham potencial de exportar e firmar parcerias estratégicas com empresas mexicanas. As empresas selecionadas terão oportunidade de se reunir com potenciais compradores mexicanos, qualificados e selecionados para as rodadas de negócios.

Os interessados em participar da missão devem preencher a ficha de inscrição no idioma espanhol. As informações contidas na ficha serão mantidas em sigilo e utilizadas para avaliação e seleção das empresas. O processo seletivo levará em consideração os critérios de oferta condizente com os setores prioritários, de experiência com exportação e de confirmação de existência de demanda local pela empresa parceira na identificação de compradores no México. Os custos com passagens, hospedagem e alimentação, despesas com eventual envio de amostras e pagamentos de taxas e impostos são de responsabilidade dos participantes.

Os setores empresariais escolhidos como prioritários foram: máquinas e equipamentos (industriais, agrícolas, médico-cirúrgicos, para produção de etanol e gráficos); moda (calçados e componentes, cosméticos, e gemas e joias); equipamentos eletrônicos plásticos e produtos químicos metais (não ferrosos, ferramentas e talheres); serviços (softwares, franquias, livros, arte contemporânea); carnes (suína e frango); biscoitos, balas, confeitos e alimentos étnicos; casa e construção civil (vidros, materiais de limpeza e móveis); e tecnologia de material genético bovino.

   

Intercâmbio Comercial

No primeiro bimestre deste ano, o México foi o 15º mercado de destino das vendas brasileiras ao exterior (US$ 508,8 milhões), com aumento de 17,1% em relação ao mesmo período de 2010. Nas importações, os brasileiros adquiriram US$ 645,6 milhões, entre janeiro e fevereiro de 2011, no México. O país é o 11º mercado de origem das aquisições brasileiras. Houve crescimento de 40,4% no comparativo com o primeiro bimestre do ano passado.

Os principais produtos vendidos para o mercado mexicano, no bimestre de 2011, foram automóveis de passageiros (US$ 51,2 milhões), partes e peças para veículos automóveis e tratores (US$ 44,2 milhões), motores para veículos automóveis (US$ 35,7 milhões), partes de motores para veículos automóveis (US$ 26,2 milhões) e veículos de carga (US$ 26 milhões).

No mesmo período, as principais compras brasileiras no México foram de automóveis de passageiros (US$ 176,6 milhões), ácidos carboxílicos, anidros e halogenetos (US$ 66,8 milhões), partes e peças para veículos automóveis e tratores (US$ 21,7 milhões), chumbo em formas brutas (US$ 18,8 milhões) e materiais corantes, preparados e produtos luminoforos (US$ 18,5 milhões).


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior 



05/04/2011 18:29


Artigos Relacionados


Missão empresarial ao Canadá está com inscrições abertas

Prazo de inscrição para missão empresarial ao México é prorrogado

Missão empresarial à Indonésia e Malásia recebe inscrições até 3 de setembro

Fórum empresarial tem inscrições abertas até 25 de junho

Fórum sobre energia no México tem inscrições abertas até 15 de outubro

Estão abertas as inscrições para o Prêmio México de Ciência e Tecnologia