Prazo de inscrição para missão empresarial ao México é prorrogado



As inscrições para a missão empresarial ao México, que será realizada entre os dias 13 a 15 de junho, na Cidade do México, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), foram prorrogadas até 29 de abril.

Até agora, mais de trinta empresas já se inscreveram para participar das ações. O objetivo da missão é ampliar o fluxo comercial e de investimentos, explorar as possibilidades de cooperação entre os setores produtivos brasileiros e mexicanos, e estreitar os laços comerciais entre os dois países.

Os interessados em participar da missão devem preencher uma ficha de inscrição no idioma espanhol. As informações contidas na ficha serão mantidas em sigilo e utilizadas para avaliação e seleção das empresas. O processo seletivo irá levar em consideração os critérios de oferta condizente com os setores prioritários, de experiência com exportação e de confirmação de existência de demanda local pela empresa parceira na identificação de compradores no México.

Os custos com passagens, hospedagem e alimentação, as despesas com eventual envio de amostras e os pagamentos de taxas e impostos são de responsabilidade dos participantes.

A programação é voltada para empresas industriais, comerciais exportadoras, tradings e consórcios de exportação brasileiros, que sejam qualificados e tenham potencial de exportar e de firmar parcerias estratégicas com empresas mexicanas. As empresas selecionadas terão oportunidade de se reunir com potenciais compradores mexicanos, qualificados e selecionados para as rodadas de negócios.

Os setores empresariais escolhidos como prioritários foram: máquinas e equipamentos (industriais, agrícolas, médico-cirúrgicos, para produção de etanol e gráficos); moda (calçados e componentes, cosméticos, e gemas e joias); equipamentos eletrônicos plásticos e produtos químicos metais (não ferrosos, ferramentas e talheres); serviços (softwares, franquias, livros, arte contemporânea); carnes (suína e frango); biscoitos, balas, confeitos e alimentos étnicos; casa e construção civil (vidros, materiais de limpeza e móveis); e tecnologia de material genético bovino.

 

Intercâmbio Comercial

No primeiro trimestre deste ano, o México foi o 13º mercado de destino das vendas brasileiras ao exterior (US$ 886,5 milhões), com aumento de 9,4% em relação ao mesmo período de 2010. Nas importações, os brasileiros adquiriram US$ 1,073 bilhão, entre janeiro e março de 2011, no México, e o país é o 11º mercado de origem das aquisições brasileiras. Houve crescimento de 33,3% no comparativo com o primeiro trimestre do ano passado. O Brasil, portanto, registra deficit de US$ 186,6 milhões no período nas relações comerciais com o México.

Os principais produtos vendidos para o mercado mexicano, no trimestre de 2011, foram automóveis de passageiros (US$ 89,9 milhões), partes e peças para veículos automóveis e tratores (US$ 69,5 milhões), motores para veículos automóveis (US$ 59,9 milhões), produtos semimanufaturados de ferro ou aços (US$ 44,4 milhões), partes de motores para veículos automóveis (US$ 43,3 milhões).

No mesmo período, as principais compras brasileiras no México foram de automóveis de passageiros (US$ 329 milhões), ácidos carboxílicos, anidros e halogenetos (US$ 103,2 milhões), partes e peças para veículos automóveis e tratores (US$ 35,9 milhões), prata em formas brutas (US$ 32,2 milhões) e materiais corantes, preparados e produtos luminoforos (US$ 30,2 milhões).

Saiba mais sobre a missão empresarial ao México, aqui.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior



19/04/2011 11:10


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