MJ e STF promovem encontro para debater Repercussão Geral



O Ministério da Justiça e o Supremo Tribunal Federal realizam, no dia 17 de novembro, o seminário “Repercussão Geral em Evolução”, que vai abordar como tem sido aplicado o instituto que filtra os recursos extraordinários a serem examinados pela Suprema Corte.

A Repercussão Geral foi instituída em 2004 pela Emenda Constitucional 45, conhecida como “Reforma do Judiciário”. Trata-se de um mecanismo para diminuir o número de processos apreciados pelo STF e assim conferir mais celeridade à justiça. Com a mudança, para que determinado caso seja examinado pelo Supremo, passa a se exigir que seu conteúdo, além de constitucional, tenha relevância jurídica, política, econômica ou social. Se houver, o mérito da questão é analisado e a decisão passa a valer para outras situações idênticas.

Por ser um instrumento recente do Judiciário brasileiro, a Repercussão Geral foi um dos temas de pesquisa deste ano do projeto “Pensando o Direito” da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça. Os resultados parciais da pesquisa “Repercussão Geral e o Sistema Brasileiro de Precedentes”, coordenada pela Sociedade Brasileira de Direito Público, serão discutidos durante o seminário.

O evento é aberto à participação de juristas, pesquisadores, operadores de direito, docentes, estudantes, representantes de órgãos governamentais e demais interessados, mas o número de vagas é limitado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, até 12 de novembro, por e-mail

 

Fonte:
Ministério da Justiça



05/11/2010 14:58


Artigos Relacionados


Com uso da repercussão geral, STF reduz número de ações em instâncias inferiores

Paim comemora repercussão geral sobre troca de aposentadoria

Decisão sobre Ficha Limpa terá repercussão geral

Secretário-geral da Fifa confirma vinda ao Brasil para debater Lei Geral na Câmara

"Repercussão Geral", princípio que limita casos de recurso ao Supremo, dá nome a livro lançado no Senado

Brasil e Japão promovem workshop para debater tecnologia da informação e comunicação