Modelo de aviação civil brasileiro é tema de seminário



Começou, na segunda-feira (17), o Seminário de Introdução ao Sistema de Aviação Civil (SISAC).

O evento, promovido pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), em Brasília (DF), discute temas de interesse dos órgãos que integram o setor aéreo, em especial, o papel desempenhado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) no cenário brasileiro.

O encontro reúne, até a próxima sexta-feira (21), chefes do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA), investigadores e militares de diversas organizações da Força Aérea Brasileira envolvidos com a atividade de aviação civil.

Uma das palestrantes, a assessora de Diretoria de Operações de Aeronaves da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Clarice Rodrigues Bertoni, apresentou as mudanças ocorridas no setor aéreo nos últimos anos, especialmente após a criação da agência reguladora em 2005.

Bertoni discorreu sobre a política e os desafios na implementação da nova estrutura. "Nosso objetivo é mostrar o funcionamento do modelo institucional criado para o setor aéreo e onde a ANAC está inserida para contribuir na evolução do sistema de aviação civil”, afirmou.

A assessora também destacou a importância do trabalho conjunto entre todos os órgãos que atuam na aviação civil. Ela destacou a relação sistêmica entre o Comando da Aeronáutica e a Secretaria de Aviação Civil (SAC) nas atividades relacionadas ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

"É fundamental o trabalho conjunto de todos os órgãos para a soma de esforços na melhoria de resultados. A atual estrutura organizacional da aviação civil é uma decisão do Estado Brasileiro, que ainda necessita de ajustes e aperfeiçoamentos", destacou Rodrigues.

Temas

O Registro Aeronáutico brasileiro (RAB) também foi abordado. O funcionamento e controle de marcas, matrículas e nacionalidade de aeronaves, a aquisição de domínio na transferência e propriedade, bem como o cancelamento de matrículas, registros e inscrições, bem como a emissão de certidões.

Também foram abordados os Sistema Integrado de Informações da Aviação Civil (SACI) e Regras Gerais para Operações de Aeronaves Civis no país. 

Outros 25 temas fazem parte da programação do seminário, como Aeronavegabilidade, diário de bordo,marca e identificação de produtos aeronáuticos, empresas de manutenção, empresas de transporte aéreo: operações regulares e não-regulares, certificação de empresas de transporte aéreo,licenças e habilitações serão alguns dos temas que estarão na pauta do encontro. 

O seminário é realizado anualmente. Nesta edição ganhou um novo formato e ampliou os temas considerados de fundamental importância na atualização de conhecimentos, bem como na relação de trabalho dos investigadores que atuam na segurança operacional da aviação.

Fonte:
Força Aérea Brasileira 



18/03/2014 16:16


Artigos Relacionados


Concessão de aeroportos seguirá modelo de estatais bem-sucedidas, diz ministro da Aviação Civil

Seminário discute impacto da crise da aviação civil sobre o turismo

Marco regulatório da aviação civil precisa ser atualizado, diz Delcídio Amaral em seminário

Subcomissão da Aviação Civil debate indústria da aviação experimental

Mercado de aviação será discutido em seminário

Governo fomenta uso de biocombustível na aviação civil