Monitoramento de chuvas auxilia Defesa Civil em áreas de risco de desabamento



Começou a funcionar neste mês de março, um serviço de monitoramento hidrometeorológico, desenvolvido pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), dedicado às atividades da Defesa Civil do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. O sistema permite visualizar de forma rápida os níveis de chuva acumulada nas últimas 24 e 72 horas, em 22 municípios, indicando se estão ou não em níveis críticos, considerando os diferentes riscos geológicos de deslizamento na região.


A idéia do monitoramento surgiu em uma reunião do Comitê das Bacias Hidrográficas do rio Paraíba do Sul (CBH-PS), em janeiro deste ano, quando estava em avaliação a situação dos municípios no período crítico das cheias. Os dados do monitoramento são coletados diariamente de pluviômetros e ficam à disposição no portal hidrometeorológico.


As atualizações da planilha de precipitação acumulada são processadas automaticamente pelo sistema do CPTEC/Inpe e visualizadas em um mapa no portal, que permite acompanhar a situação de cada um dos municípios da região, integrantes do sistema. É possível consultar, por exemplo, imagens meteorológicas de satélites, dados de radares meteorológicos, localização de raios, queimadas, previsão numérica de tempo, boletins de previsão de tempo, meteogramas, dados hidrológicos da bacia do Paraíba do Sul, entre outras informações.


Pretende-se colocar à disposição dados obtidos em tempo real por Plataformas de Coleta de Dados (PCDs), do Inpe, instaladas às margens do rio Paraíba do Sul e afluentes. A expectativa é de que novas informações, geradas por diferentes instituições, sejam adicionadas em breve ao Portal de Monitoramento Hidrometeorológico.

Saiba mais sobre meteorologia no Portal Brasil. 

 

Fonte:
Inpe

 



31/03/2010 13:22


Artigos Relacionados


SP mantém equipes da Defesa Civil em áreas atingidas pelas chuvas

Defesa Civil promove simulado de abandono emergencial de áreas de risco

Defesa Civil e Bombeiros buscam vítimas de desabamento em Bélem

Chuvas: Defesa Civil alerta para itensidade das chuvas na Grande São Paulo

Chuvas deixam Salvador com 540 áreas de risco

Parceria com operadora móvel assiste observação de chuvas em áreas de risco