Parceria com operadora móvel assiste observação de chuvas em áreas de risco
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou nesta quarta-feira (28) uma parceria com a operadora de telefonia TIM para monitorar áreas de risco de desastres naturais. O acordo contempla a instalação de pluviômetros automáticos em torres de telefonia (estações de rádio base – ERBs) localizadas em áreas perigosas.
Os dados coletados pelos aparelhos serão enviados à plataforma de monitoramento do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Nacionais (Cemaden/MCTI) e devem auxiliar na prevenção de tragédias como deslizamentos de terra provocados por chuvas.
“Esses equipamentos medem a quantidade das chuvas a cada cinco minutos e transmitem essas informações para o Cemaden. Este, por sua vez, transmite para a Defesa Civil, que é a responsável pela emissão de alertas à população”, explicou o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Carlos Nobre. “Em poucos anos vamos aumentar a capacidade de resposta do Brasil a desastres naturais, o que não tínhamos no passado. Essa parceria é muito importante nesse processo”, disse.
A expectativa, segundo Nobre, é a de que sejam instalados 2.800 pluviômetros automáticos em 2.800 áreas de encostas, riscos de deslizamento e inundações até o final de 2014. Mil equipamentos devem ser instalados até dezembro de 2013, sendo entre 100 e 120 na região serrana do Rio de Janeiro.
“Começamos pela região serrana, mas vamos também para a área metropolitana da cidade do Rio de Janeiro, seguindo pela costa do sul do estado, costa e região metropolitana de São Paulo até o Vale do Itajaí, em Santa Catarina”, detalhou o ministro Marco Antonio Raupp.
Raupp lembrou que essas áreas são as primeiras a receber os equipamentos porque as regiões brasileiras têm estações de chuvas diferentes. “Estamos nos concentrando nessas localidades, pois são as que sofrem com as chuvas de verão, de dezembro a fevereiro. A partir do ano que vem vamos instalar em outras regiões do Brasil”, explicou.
Atualmente, o Cemaden monitora mais de 340 municípios, enviando alertas de risco de deslizamento e inundação. A meta do governo é ampliar para 821 o número de cidades monitoradas até o final de 2014.
O investimento do MCTI na aquisição e instalação dos equipamentos é de R$ 50 milhões. Caberá à TIM oferecer os chips e a localização física das torres para a instalação dos aparelhos. “O objetivo central desse projeto é salvar vidas por meio da informação precisa sobre riscos. E a informação mais importante é a das chuvas, onde está chovendo e o quanto está chovendo”, disse Nobre.
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
30/08/2013 17:33
Artigos Relacionados
Chuvas deixam Salvador com 540 áreas de risco
Monitoramento de chuvas auxilia Defesa Civil em áreas de risco de desabamento
Adesão de operadora a PNBL leva internet móvel a 100 cidades por R$ 35 até setembro
Unidade Móvel da Caixa inicia atendimento às regiões atingidas pelas chuvas
Dilma sobrevoa áreas atingidas por chuvas em Minas Gerais
Dnit recupera áreas afetadas pelas chuvas no Rio e Goiás