Monteiro Lobato é ponto de natureza e cultura



Cidade do Vale do Paraíba é berço da história do escritor Monteiro Lobato e possui diversas atrações naturais

Estimativa de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que aproximadamente 4.120 pessoas vivem em uma cidade do interior paulista, cercada pela Serra da Mantiqueira, com ar de tranquilidade e muitas cachoeiras para distrair o olhar. Monteiro Lobato é o nome deste município que, incorporado a São José dos Campos em 1934, foi emancipado em 1948, recebendo o nome do destacado escritor um ano depois.



Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr 

José Bento Monteiro Lobato iniciou sua carreira literária na fazenda do Buquira, que depois passou a se chamar Fazenda do Visconde e então se tornou o Sítio do Pica-Pau Amarelo, que atrai grande número de turistas e é o maior patrimônio da cidade. O Sítio do Pica-Pau Amarelo foi local de inspiração de personagens como Jeca Tatu, Emília e Visconde de Sabugosa.

A natureza do município ainda abriga belíssimas cachoeiras que recortam vales e montanhas, como a Cachoeira da Mata do Farias e a Cachoeira do Zé Maria. O Mirante das Antenas, a 874 metros de altitude e distante 3,5 Km do centro, é um ponto privilegiado de observação. De lá avista-se não só a cidade, como o Vale do Paraíba e suas aglomerações urbanas.

A pequena cidade surgiu no auge da cafeicultura do Vale do Paraíba e por isso guarda vestígios da arquitetura colonial em grandes casarões. Reserva também outras surpresas como jardins que abrigam árvores centenárias, a exemplo da Sibipiruna, uma espécie em extinção, mas presente em todas as ruas do município. O acesso é feito pela rodovia SP-050 em direção ao Sul de Minas Gerais.

Do Portal do Governo do Estado



11/27/2013


Artigos Relacionados


Secretaria de Cultura realiza mostra de Desenho de Humor em Monteiro Lobato

Unesp homenageia Monteiro Lobato

População de Monteiro Lobato ganha posto do Acessa SP

Semana Monteiro Lobato é atração na Livraria Unesp

Museu Monteiro Lobato tem programação para as crianças

MEC pedirá reconsideração de parecer sobre livro de Monteiro Lobato