Moradores de 2.016 municípios já podem fazer ligações grátis em orelhões
Medida punitiva à empresa Oi determina que 2.020 municípios sejam beneficiados com a gratuidade até 31 de outubro
Moradores de 2.016 municípios já podem realizar, gratuitamente, chamadas locais de fixo para fixo feitas EM orelhões da empresa de telefonia Oi, segundo nota da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgada na última terça-feira (18). A Agência determinou que 2.020 municípios sejam contemplados pela medida, em penalidade à Oi, que não cumpriu as metas do Plano de Revitalização da Telefonia de Uso Público.
Há ainda um prazo para que a gratuidade seja estendida também para outros muncípios - Cantagalo, Esperança Nova, Jaboti e Rio Negro, no Paraná.
A gratuidade das ligações foi determinada pela Anatel porque a empresa de telefonia não cumpriu a meta de densidade, que deve ser de quatro orelhões para cada grupo de 1 mil habitantes por município.
Os municípios contemplados terão ligações gratuitas nos orelhões da empresa até o dia 30 de outubro, prazo que pode se estender caso as irregularidades não sejam resolvidas. As cidades com problemas de quantidade de orelhões por habitante terão ligações gratuitas até o dia 31 de dezembro ou até o problema ser resolvido.
Outra empresa de telefonia, a Embratel, também sofreu penalidade, que resultou na gratuidade das chamadas de longa distância nacional originadas de seus orelhões até o dia 31 de dezembro de 2012. A determinação foi anunciada no dia 20 de abril e causada pelo desempenho inadequado da empresa na execução do plano de revitalização.
Plano
O Plano de Revitalização da Telefonia de Uso Público entrou em vigor em agosto do ano passado, quando a Anatel também exigiu, de todas as concessionárias, um plano de vistoria e reparo dos orelhões e melhorias no sistema de supervisão.
Os prazos para conclusão definidos pela agência foram: 31 de dezembro de 2011, para Telefônica, Sercomtel e CTBC; 31 de março de 2012, para Embratel; e 30 de junho de 2012, para a Oi. Estima-se que sejam investidos, cerca de R$ 205 milhões na recuperação dos orelhões em todo o País até o final do ano.
Veja a lista atualizada (em cor verde) dos municípios já contemplados com a gratuidade das ligações em orelhões da Oi.
Leia mais:
Moradores de mais de 2 mil municípios poderão ligar gratuitamente de orelhões da Oi
Chamadas nacionais de longa distância feitas em orelhões não serão cobradas
Cidadão pode fazer ligação interurbana gratuita em orelhões da Embratel até dezembro
Sistema de informação vai reativar orelhões em todo o País
Fonte:
Agência Nacional de Telecomunicações
Portal Brasil
19/09/2012 16:15
Artigos Relacionados
Moradores de mais de 2 mil municípios poderão ligar gratuitamente de orelhões da Oi
Cidadão pode fazer ligação interurbana gratuita em orelhões da Embratel até dezembro
Ligações telefônicas sem identificação podem ser proibidas
Telefônicas podem ser obrigadas a identificar operadoras de destino das ligações
Ligações de celular em viagens dentro do país podem ficar isentas de taxas adicionais
Moradores de São Sebastião já podem retirar documentos