Moradores de Floresta Nacional amazônica aderem ao Bolsa Verde



O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio da Floresta Nacional (Flona) de Pau-Rosa, no estado do Amazonas, realizou mais uma expedição para cadastramento de moradores e assinatura de termos de adesão ao Programa Bolsa Verde. De 1º a 15 de novembro foram cadastradas 148 novas famílias e assinados 130 termos de adesão nas comunidades dos rios Paraconi, Parauari e Amana, no município de Maués (AM).

Coordenada por Fábio Kirchpfennig, chefe-substituto da Floresta Nacional de Pau-Rosa e Enir Salazar, chefe da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais, a expedição reuniu uma equipe de 25 pessoas, entre entrevistadores, professores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), servidores do Exército Brasileiro e funcionários das secretarias municipais de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema) e de Ação Social (Seas) de Maués.

O ICMBio e os parceiros aproveitaram a missão para promover ações sociais e de estímulo à diversificação da produção junto às comunidades da floresta nacional. Com a participação de assistentes sociais da Seas, foi possível ampliar o Cadastro Único do município e também emitir declarações para retirada gratuita de certidões de nascimento. Com o apoio da 2ª Delegacia do Serviço Militar - 29ª Circunscrição de Serviço Militar, foi possível realizar o alistamento militar entre os jovens residentes nas comunidades do interior e entorno da floresta nacional. E, ainda, a articulação com a principal fazenda produtora de mel de Itacoatiara possibilitou promover curso de meliponicultura para comunidades do rio Paraconi, limite leste da unidade de conservação.

Por meio dessas parcerias, a gestão da Floresta Nacional de Pau-Rosa conseguiu que ações sociais e de cidadania cheguem a locais de tão difícil acesso no município de Maués. Além disso, após cumprida mais esta etapa do cadastramento, será possível ampliar o conjunto de famílias beneficiárias, permitindo que mais pessoas sejam contempladas pelas políticas públicas e programas direcionados às unidades de conservação.

Fonte:
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade



28/11/2013 17:30


Artigos Relacionados


Semana Nacional de Ciência terá curso sobre floresta Amazônica

Procuradores federais invalidam ação de moradores contra Floresta Nacional de Brasília

Moradores de São Mateus aderem ao Programa Frente de Trabalho

Monitoramento por satélite da Floresta Amazônica recebe reforço

Contrato para monitoramento da floresta amazônica é assinado

Ativistas debatem ameaças contra a floresta amazônica