Moreira destaca parceria da Suframa em Rondônia



A parceria firmada entre a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o governo estadual e as prefeituras de Rondônia foi destacada pelo senador Moreira Mendes (PFL-RO) ao agradecer, em nome do povo de seu estado, o trabalho desenvolvido pela autarquia.

- Os investimentos são processados pelos convênios firmados entre a Suframa e os estados e municípios da região, com ênfase nos projetos dirigidos para a instalação de infra-estrutura básica, com o fim de promover o desenvolvimento econômico sustentável e o aproveitamento do potencial natural da região - explicou.

Para isso, disse o senador, a Suframa investe em tecnologia, na formação de capital intelectual e na inserção internacional competitiva dos produtos fabricados na Zona Franca de Manaus, identifica as potencialidades regionais e promove condições para transformar em realidade os projetos de negócios buscando refletir o compromisso do governo com o desenvolvimento harmônico da Amazônia Ocidental.

Moreira lembrou que, para ampliar e consolidar a Suframa como órgão regional de desenvolvimento, foi estabelecida parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a realização de estudo das potencialidades regionais, bem como para a identificação de oportunidades de negócios e da disponibilidade de infra-estrutura na área alvo da pesquisa. Segundo ele, em Rondônia existe um divisor de águas: antes e depois da atuação da Suframa.

- Tais projetos, em plena execução, têm características inovadoras, prometendo, ao final de quatro anos, gerar cerca de 65 mil empregos diretos e mais de 93 mil indiretos, e renda anual acima de R$ 2 bilhões. Ademais, conta-se que esses projetos e parcerias apresentem grande efeito multiplicador de ocupações, de renda e de produção, contribuindo, de forma concreta, para a melhoria da qualidade de vida das comunidades - informou.

O senador ainda acrescentou que estão em pleno funcionamento os projetos do setor moveleiro e de artefatos de madeira, produção industrial de farinha de mandioca, processamento de frutas tropicais, piscicultura, criação de camarões, ecoturismo, guaraná, grãos, dendê, café, palmito de pupunha, cacau e amido de mandioca.



19/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Moreira Mendes destaca Dia do Evangélico em Rondônia

Moreira Mendes destaca trabalho em prol de Rondônia

CRA debate investimentos da Suframa em Rondônia

MOREIRA MENDES HOMENAGEIA RONDÔNIA

Rondônia se livra da aftosa, diz Moreira Mendes

Moreira: empréstimo trará benefícios a Rondônia