Rondônia se livra da aftosa, diz Moreira Mendes



Detentor de um dos maiores rebanhos bovinos do Brasil, com 8 milhões de cabeças registradas, o estado de Rondônia, após exigência de vacinação, foi declarado livre da febre aftosa. A informação foi transmitida nesta quinta-feira (31), no Plenário do Senado Federal, pelo senador Moreira Mendes (PFL-RO), que citou a decisão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do último dia 22 de outubro, publicada na Portaria nº 543.

Esse reconhecimento ainda está circunscrito ao Brasil. Mas o Ministério da Agricultura já encaminhou à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), no último dia 23 de outubro, o pedido de ampliação das zonas brasileiras consideradas livres da aftosa, mas com a exigência de vacinação do rebanho. O estado de Rondônia foi incluído nessa solicitação. Assim que essa certificação for concedida, segundo os técnicos do ministério, os pecuaristas rondonienses poderão comercializar os seus produtos no Brasil sem restrição e terão chances de abrir as portas do mercado internacional.

Moreira disse que Rondônia possui condições que garantem competitividade nas exportações para países europeus e da América Latina, como Peru, Colômbia e Venezuela. Com terra barata, fertilidade do solo, boas pastagens e uma logística importante para a redução de custo de frete, como o escoamento pela hidrovia do Rio Madeira, o estado, segundo o senador, possui uma situação favorável para as vendas ao exterior.

Moreira lembrou todas as iniciativas que mudaram a classificação do estado nas diversas etapas para a erradicação da doença. Em 1998, a pecuária rondoniense era enquadrada oficialmente como de "risco desconhecido", o que impedia a comercialização de animais, produtos e subprodutos para fora do estado. Com investimentos estimados até agora em R$ 76,4 milhões e uma parceria bem-sucedida entre governo e iniciativa privada, a pecuária do estado atravessou o estágio de "médio risco" antes de ingressar na penúltima etapa para a erradicação total da doença.




31/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


MOREIRA MENDES HOMENAGEIA RONDÔNIA

Moreira Mendes destaca Dia do Evangélico em Rondônia

MOREIRA MENDES DENUNCIA CARTELIZAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DE VACINA CONTRA FEBRE AFTOSA

Moreira Mendes registra presença de vereadores de Rondônia

MOREIRA MENDES: GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL VÃO DAR LUZ A RONDÔNIA

Moreira Mendes destaca trabalho em prol de Rondônia