MOREIRA MENDES PARTICIPA DE COMEMORAÇÕES DOS 500 ANOS NO FORTE PRÍNCIPE DA BEIRA
Para Moreira, não se pode falar em Costa Marques sem lembrar da fortaleza, erguida com o intuito de barrar as incursões espanholas e indígenas no século XVIII. Segundo o senador, o Forte Príncipe da Beira, que tem mais de 200 anos, foi abandonado em 1889, redescoberto em 1914, pelo marechal Cândido Mariano Rondon e recuperado pelo Exército 16 anos depois, sendo tombado desde 1950 pelo Sphan.
- Quero ressaltar o apreço com que os soldados do nosso Exército zelam por essa memória na preservação desse que é um legítimo patrimônio histórico de todos os brasileiros, o Forte Príncipe da Beira - disse.
As comemorações dos 500 anos, promovidas pelo Exército Brasileiro, no Forte, disse o senador, contaram com a participação de líderes das tribos indígenas Macurape, Canoé, Aruá e Japoti, todas da reserva Ricardo Franco.
- Em Rondônia, porém, os índios não foram usados como massa de manobra, a exemplo do que foi visto nos lamentáveis protestos que assistimos na Bahia e em outros pontos do País - afirma.
02/05/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Começa restauração do Forte Príncipe da Beira (RO)
Governador participa das comemorações dos 149 anos de São Carlos
MOREIRA MENDES LEMBRA 110 ANOS DE CRIAÇÃO DO REGISTRO DO COMÉRCIO
Alckmin participa das comemorações dos 190 anos da Independência do Brasil
Lembo participa das comemorações dos 30 anos da revista IstoÉ
Sarney participa das comemorações dos 25 anos de redemocratização do Uruguai