MOREIRA MENDES LEMBRA 110 ANOS DE CRIAÇÃO DO REGISTRO DO COMÉRCIO



O senador Moreira Mendes (PFL-RO) lembrou nesta quarta-feira (dia 25) os 110 anos da criação do Registro do Comércio, para o parlamentar, um dos mais importantes fatos a contribuir para o desenvolvimento do comércio, da indústria, da agricultura e de toda a economia do país.

Ele discorreu sobre o desenvolvimento e a importância das trocas comerciais ao longo da história, em todo o mundo, e classificou como decisiva, para o Brasil, a criação do Registro do Comércio.

- Sem o Registro do Comércio, que trouxe fé pública, segurança jurídica, transparência e confiabilidade às operações de compra e venda, a existência das sociedades mercantis seria desconhecida pelas autoridades fiscais e fazendárias e por terceiros - afirmou o senador, asseverando que, ainda hoje, este instituto do direito comercial garante publicidade e dá autenticidade a firmas individuais e sociedades mercantis.

Moreira Mendes salientou que o Sistema Nacional de Registro de Empresas Mercantis representa um passo importante para conferir uniformidade e interdependência aos serviços do Registro do Comércio. Ele ressaltou também a importância do papel desempenhado pelas juntas comerciais e pelo Departamento Nacional de Registro do Comércio, e parabenizou o presidente da junta comercial de Rondônia, Liemar Coelho dos Santos, pelo trabalho desenvolvido no estado.

25/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Moreira Mendes lembra fundação do "Diário da Amazônia"

Moreira Mendes quer dinamizar comércio do Brasil com Taiwan

MOREIRA MENDES PROPÕE CRIAÇÃO DO FUNSEG

MOREIRA MENDES DEFENDE CRIAÇÃO DE CONFEDERAÇÃO DO TURISMO

MOREIRA MENDES PARTICIPA DE COMEMORAÇÕES DOS 500 ANOS NO FORTE PRÍNCIPE DA BEIRA

Alvaro Dias lembra os 50 anos de criação da Petrobras