MOREIRA MENDES QUER MAIS PRESENÇA DA PF NA REGIÃO NORTE
Segundo Moreira Mendes, o projeto virá se somar a outras iniciativas governamentais para reforçar a atuação da PF na região, em especial no combate ao narcotráfico e ao crime organizado internacional. Ele lembrou que o Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), que estará operacional a partir de 2002, fornecerá informações preciosas para orientar as ações repressoras da PF, além de possibilitar o mapeamento das riquezas naturais e a identificação de pistas clandestinas.
O senador por Rondônia explicou que o projeto Pró-amazônia também inclui a implantação de meios de transporte aéreo como aeronaves, helicópteros e ultraleves, e de transporte fluvial, marítimo e terrestre que levem em conta as peculiariedades geográficas, a natureza das missões e as diversidades regionais.
Em aparte, o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) ressaltou a dificuldade de atuação da PF numa área tão complexa como a Amazônia. Também em aparte, o senador Romero Jucá (PSDB-RR) lembrou que o projeto Calha Norte virá fortalecer a operacionalidade da PF na região. "Como relator do Orçamento-2000, para os ministérios da Justiça e da Defesa, certamente darei prioridade às reivindicações da Polícia Federal".
16/11/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
MOREIRA MENDES AFIRMA QUE CENSO 2000 DO IBGE PODE PREJUDICAR MUNICÍPIOS DA REGIÃO NORTE
Moreira Mendes quer mais apoio ao turismo
Moreira Mendes registra presença de vereadores de Rondônia
MOREIRA MENDES QUER MAIS ATENÇÃO PARA UNIVERSIDADE DE RONDÔNIA
MOREIRA MENDES DESTACA IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DO BRASIL NA ANTÁRTICA
Moreira Mendes destaca 22º aniversário de fundação do jornal O Estadão do Norte