MOREIRA MENDES AFIRMA QUE CENSO 2000 DO IBGE PODE PREJUDICAR MUNICÍPIOS DA REGIÃO NORTE
Moreira Mendes afirmou que os estados do Norte têm sido sistematicamente prejudicados em todas as pesquisas que se fazem no Brasil, tanto que os últimos levantamentos por amostragem domiciliar não incluem a população rural de Rondônia, Roraima, Acre, Amazonas e Pará. O senador citou o caso do município de Machadinho d"Oeste, em Rondônia, que segundo dados do IBGE de 1996, tem uma população de 28.949 habitantes. Mas, explicou o senador, de acordo com dados fornecidos pelo prefeito da cidade, Neodi Carlos de Oliveira, apenas entre 1998 e 1999 foram assentadas 20.600 pessoas, o que indicaria uma distorção nos dados.
- A preocupação do prefeito com o trabalho do IBGE é justa e razoável. Se a população contada pelo IBGE não se aproximar do número verdadeiro, o município será prejudicado, posto que vai ter que atender a toda sua população, recenseada ou não com ações de saúde, educação saneamento, sem receber do governo as verbas que tem direito - disse o senador.
No mesmo pronunciamento, Moreira Mendes refutou reportagem publicada pela revista Veja, informando que o senador, acompanhado do deputado Oscar Andrade (PFL-RO) e do prefeito de Machadinho d"Oeste, teriam ido à sede do IBGE em Brasília para "arrumar um jeitinho de aumentar a população" do município. "A revista faltou com a verdade porque nunca estive na sede do instituto, assim como não assinei documento nenhum pedindo a recontagem populacional", frisou.
27/11/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
MOREIRA MENDES QUER MAIS PRESENÇA DA PF NA REGIÃO NORTE
Projeto pode desenvolver região Norte, afirma indicado para embaixada na Guiana
Moreira Mendes destaca 22º aniversário de fundação do jornal O Estadão do Norte
Censo do IBGE comprova que Brasil reduziu desigualdade social, afirma ministra
Mão de obra escassa pode prejudicar qualidade do café no País, diz IBGE
População pode ver dados municipais do Censo em mapas virtuais do IBGE