Morre a deputada federal mais votada da história do Piauí



Francisca das Chagas da Trindade (PT-PI), de 37 anos, foi a deputada federal mais votada da história do Piauí, eleita com 165.190 votos. Apesar de ter sido o seu primeiro mandato na Câmara Federal, Francisca iniciou sua vida política em 1985, quando se filiou ao Partido dos Trabalhadores e participou da sua organização em Piauí. Sete anos depois, foi eleita suplente no cargo de vereadora, exercendo dois mandatos e, em 1998, tornou-se a deputada estadual mais votada da capital piauiense. Em 2000, foi candidata à vice-prefeitura de Teresina.

Autora de dezenas de projetos de lei em defesa dos direitos humanos, Francisca participou da elaboração de políticas públicas, sendo a favor da moralização do Poder Legislativo. Ela se destacou, em 1999, como a parlamentar mais atuante do seu estado, segundo pesquisa local. -O despertar da minha consciência política foi marcado por uma forte convicção a respeito da necessidade de transformações substantivas na estrutura social, econômica e política do Brasil-, relatou a parlamentar em discurso proferido na Câmara.

Cerca de 120 mil pessoas acompanharam o velório e o enterro da deputada, em Teresina. Vítima de aneurisma cerebral, a parlamentar faleceu na madrugada de domingo (27). Ela estava em coma desde sexta-feira, após desmaiar enquanto discursava na I Conferência Nacional de Apicultura e Pesca, em Teresina. Para os médicos do hospital Albert Einstein, onde Francisca foi internada, o acidente vascular cerebral pode ter sido provocado pelo estresse decorrente das atividades políticas e do lançamento da sua candidatura à prefeitura de Teresina.

Casada com Edilberto Oliveira, a deputada deixou dois filhos: Camila Kizzy e Yan Kalid.



28/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Deputado federal mais votado da história, Enéas disputou a Presidência da República por três vezes

Isabel Allende, deputada federal do Chile, no "Roda Viva"

Juvêncio denuncia favorecimento a deputada aliada do governo federal

Morre em Brasília o deputado federal Clodovil Hernandes

Mão Santa critica governos federal, do Piauí e do Distrito Federal

Trabalhador terceirizado ‘morre mais’