Morte de Jonas Pinheiro adia leitura de requerimento de CPI



A morte do senador Jonas Pinheiro adiou para as 13h desta quinta-feira (20) a leitura do requerimento para a instalação de comissão parlamentar mista de inquérito destinada a investigar irregularidades no uso de cartões corporativos pelo Poder Executivo. Logo que soube do óbito, o presidente do Senado, Garibaldi Alves, determinou que, em sinal de luto, as sessões do Congresso e do Senado, assim como as reuniões de todas as comissões técnicas, fossem canceladas.

A sessão congressual marcada para esta quinta-feira será exclusivamente para a leitura do requerimento de instalação da CPI mista que, na prática, só deve ter seus integrantes indicados na próxima semana. Indagado sobre o requerimento apresentado pela oposição para a instalação de um CPI exclusiva do Senado destinada a investigar o mesmo assunto, o presidente da Casa, Garibaldi Alves, disse que não há nada que impeça a iniciativa, a não ser a inconveniência.

O presidente apelou ao governo e à oposição para que cheguem a um acordo capaz de evitar a instalação de duas CPIs no Congresso, medida que, em sua avaliação, engessaria os trabalhos do Legislativo, exatamente quando a instituição mais precisa ser revitalizada.

- Eu ainda acredito nas negociações. Não é uma coisa que vai ajudar nas investigações ter duas CPIs, pelo menos na minha visão. Está faltando bom senso. O melhor para o Congresso é uma CPI mista - recomendou o senador.

Com o cancelamento dos trabalhos do Senado, a reunião da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), prevista para esta quarta-feira, também foi cancelada. O relator do Orçamento, José Pimentel (PT-CE), faria na tarde de hoje a leitura de seu relatório, dando início ao processo de votação do parecer ao projeto de lei orçamentária de 2008. Na Câmara, o presidente Arlindo Chinaglia também cancelou a sessão plenária desta quarta-feira.



20/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário aprova requerimento de pesar pela morte de Jonas Pinheiro

Cristovam adia reunião da CE e elogia Jonas Pinheiro

Garibaldi adia leitura de requerimento de CPI dos Cartões exclusiva do Senado

Serys lamenta morte de Jonas Pinheiro

Presidente da CDR lamenta morte de Jonas Pinheiro

Senador Jonas Pinheiro tem morte encefálica