Garibaldi adia leitura de requerimento de CPI dos Cartões exclusiva do Senado



O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, afirmou, nesta quinta-feira (21), que a leitura do requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Cartões Corporativos - prevista para funcionar apenas no Senado - deverá ser feita na próxima semana. O requerimento foi apresentado pela oposição na semana passada.

Nesta mesma quinta-feira (21), durante a sessão do Congresso Nacional, foi lido o requerimento de criação de comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI), composta por deputados e senadores, destinada também a investigar irregularidades no uso de cartões corporativos do governo.

Na ocasião, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), autor do requerimento no Senado, solicitou a Garibaldi que também fizesse a leitura do seu pedido no Plenário da Casa nesta quinta-feira (21). Durante a sessão deliberativa do Senado, o líder do DEM, José Agripino, também questionou a Mesa sobre o assunto. Em resposta a Agripino, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), que presidia a sessão naquele momento, informou que a questão seria tratada na reunião de líderes partidários na próxima terça-feira (26).

Em entrevista à imprensa, Garibaldi disse acreditar em um acordo suprapartidário para evitar a criaçãob de outra CPI sobre o uso irregular de cartões de crédito do governo. Segundo afirmou, a própria oposição desejaria apenas uma investigação sobre o caso. Essa também seria, em sua opinião, a melhor solução.

- Já estamos roucos de dizer que essa é uma investigação que poderá se tornar inócua, inútil, que vai sofrer muitos questionamentos, porque não há como compatibilizar as duas CPIs. O próprio Senado não terá condições de ter membros numa CPI e noutra - advertiu.

A oposição insiste em criar uma CPI no Senado para investigar o uso dos cartões corporativos alegando que que o governo não abre mão dos principais cargos de comando da comissão mista que foi criada nesta quinta-feira. Como PMDB e PT são os partidos de maior bancada no Congresso, seus líderes indicaram para a presidência e a relatoria, respectivamente, o senador Neuto de Conto (PMDB-SC) e o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ).



21/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Veja a íntegra do requerimento de criação da CPI dos Cartões exclusiva do Senado

Arthur Virgílio pressiona por leitura de requerimento da CPI dos Cartões no Senado

Oposição solicita leitura de requerimento de criação de CPI dos Cartões apenas no Senado

Garibaldi fará leitura da CPI dos Cartões Corporativos do Senado nesta tarde

Morte de Jonas Pinheiro adia leitura de requerimento de CPI

Garibaldi fará a leitura das indicações da CPI dos Cartões até às 17h