Mostra em homenagem ao centenário de Mazzaropi começa nesta terça-feira, no Rio de Janeiro
Começa nesta terça-feira (8) e vai até 20 de outubro a mostra "Mazzaropi - O Jeca fez 100 anos!", em homenagem ao centenário do ator, roteirista, diretor e produtor brasileiro. Nos 12 dias de evento, a mostra vai exibir 26 filmes do artista, cinco deles em 35mm. Além das exibições, que ocupam as duas salas da Caixa Cultural, no Centro do Rio de Janeiro, a mostra também vai promover debates, palestras e um curso de capacitação sobre o homenageado, ministrado pela pesquisadora Silvia Oroz.
“O jeito jeca de ser, de Mazzaropi, conquistou o povo e levou multidões aos cinemas, com rendas de bilheterias que batiam recordes. Poucos artistas conseguiram esse fenômeno. Através do cinema de Mazzaropi faremos uma viagem no tempo, que mostrará a evolução da sétima arte e de um povo”, explica a curadora da mostra, Carla Barbosa. A programação traz, entre outros títulos, "Sai da Frente", o primeiro filme de sua carreira, de 1952; o clássico "Jeca Tatu", de 1960; e "Tristeza do Jeca", de 1961, seu primeiro filme colorido.
Os ingressos para as sessões custam R$ 4 e a Caixa Cultural Rio fica na Av. Almirante Barroso, 25, Centro. Confira a programação completa aqui.
Amácio Mazzaropi
Há cem anos nascia em Taubaté, interior de São Paulo, Amacio Mazzaropi, um dos ícones do cinema brasileiro. Um ator que encantou e emocionou plateias durante três décadas e teve o cinema como principal aliado na sua trajetória. Com uma carreira memorável e brilhante, Mazzaropi atuou, dirigiu, roteirizou e produziu vários dos seus próprios filmes. Com 32 filmes em seu currículo, Mazzaropi faz uma celebração ao cinema nacional.
Fonte:
08/10/2013 15:50
Artigos Relacionados
Feira Brasil Offshore começa nesta terça no Rio de Janeiro
SENADO PRESTA HOMENAGEM AO PROFESSOR NESTA TERÇA-FEIRA
INSS começa a pagar benefícios de janeiro nesta sexta-feira (25)
Mostra de Cinema de Ouro Preto começa nesta quinta-feira (17)
Mostra cinematográfica sobre Mazzaropi é o destaque da semana
LDO começa a ser discutida nesta terça-feira