Mostra Imagens da Inclusão pode ser vista no Salão Nobre a partir desta quarta-feira
Se há imagens que valem por mil palavras, muitas outras podem nos deixar sem palavras pela carga simbólica contida. Estão nessa categoria as fotos que integram a mostra Imagens da Inclusão, que será aberta nesta quarta-feira (7), às 19h, em solenidade no Salão Nobre do Senado. A exposição retrata momentos de alegria, superação e beleza vividos por pessoas com deficiência, em atividades diversas no trabalho, no esporte e no lazer.
Integrada ao Programa de Valorização da Pessoa com Deficiência do Senado, a mostra conta com o apoio da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). As fotos vão ficar expostas na Chapelaria até 17 de junho, com visitação entre 9h30 e 17h. A iniciativa tem como finalidade valorizar a imagem dos portadores de necessidades especiais ao retratar a deficiência sob a perspectiva de suas potencialidades.
A exposição foi apresentada em São Paulo, no ano passado, com muitos aplausos. Cada imagem conta uma história de luta e superação. São fotos de pessoas anônimas ou conhecidas do grande público, captadas com toda a sensibilidade. Uma noiva na cadeira de rodas em seu casamento, um deficiente visual escalando uma montanha, um jovem em cadeira de rodas em um show de rock são algumas das imagens que compõem a mostra.
Entre portadores de necessidades especiais conhecidos do público por suas atividades, estão nas fotos da mostra o atleta Fernando Aranha (deficiente físico); a bailarina Aline Tomaz (Síndrome de Down); a modelo Brenda Costa (deficiente auditiva); o músico Herbert Viana (paraplégico); o radialista Osmar Santos (paraplégico); o velejador Lars Grael (amputado); o surfista Alcino Neto (amputado), entre outros.
De acordo com o censo realizado em 2000, cerca de 24,5 milhões de pessoas - 14,5% da população brasileira - apresentam algum tipo de incapacidade física ou mental. A limitação mais citada é a deficiência visual, com 48%. Depois, aparecem os problemas motores (22%), os auditivos (16,7%), os mentais (8,3%) e os físicos (4,1%).01/06/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Nascidos em junho podem sacar o PIS a partir desta quarta-feira (28)
Nascidos em junho podem sacar o PIS a partir desta quarta-feira (28)
Nascidos em maio podem sacar o PIS a partir desta quarta-feira (21)
CCJ começa a examinar a prorrogação da CPMF a partir desta quarta-feira
INSS inicia depósitos da folha de janeiro a partir desta quarta-feira (25)
Segurados do INSS começam a receber pagamento a partir desta quarta-feira (24)