Mostra itinerante valoriza produção agroecológica de mulheres rurais



Promover e valorizar a produção de alimentos saudáveis e de base agroecológica realizada por grupos e organizações produtivas de mulheres rurais. Com este objetivo, começa nesta terça-feira (18) na Estação Central do Metrô de Brasília, a mostra itinerante Brasil Agroecológico Feito por Elas.

A exposição, uma parceria entre a Diretoria de Políticas para Mulheres Rurais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (DPMR/MDA) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), pretende incentivar o intercâmbio entre as produtoras e a reflexão sobre as políticas públicas e a realidade das trabalhadoras dos campos, das florestas e das águas.

A mostra visitará diversos espaços públicos da capital federal durante todo mês de março. (Veja abaixo o calendário com as datas e locais).

A iniciativa faz parte do calendário de atividades promovidas por ocasião do Dia Internacional de Mulher, celebrado em 8 de março, mês que marca jornadas de luta das mulheres e, também o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF).

Para mostra foram selecionados 16 grupos de mulheres rurais de diferentes segmentos da agricultura familiar - assentadas da Reforma Agrária, agricultoras, pescadoras, quilombolas, indígenas, quebradeiras de coco de babaçu e extrativistas -, com uma produção que atende às diretrizes da agroecologia e o uso sustentável dos recursos naturais. Entre os itens apresentados destacam-se produtos artesanais e de origem animal e vegetal, não perecíveis.

Para a diretora de Políticas para Mulheres Rurais do MDA, Karla Hora, esta é uma oportunidade única para se conhecer o trabalhado desenvolvido pelas mulheres rurais. “Os produtos expostos são um exemplo da importante contribuição das trabalhadoras rurais e suas organizações produtivas para a produção de alimentos saudáveis e para a economia rural. Também expressam o protagonismo delas nas atividades agroecológicas.”

Os projetos receberam apoio do Programa de Organização Produtiva de Mulheres Rurais (POPMR), coordenado pela DPMR. A ação, criada em 2008 pelo MDA, visa fortalecer organizações produtivas de trabalhadoras rurais, incentivando a troca de informações, conhecimentos técnicos, culturais, organizacionais, de gestão e de comercialização.

O foco é valorizar os princípios da econômica solidária e feminista, de forma a viabilizar o acesso das mulheres às políticas públicas de apoio à produção e comercialização. Assim, procura promover a autonomia econômica das mulheres e a garantia do seu protagonismo na economia rural.

Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) definiu o ano de 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar. A iniciativa é uma estratégia para reafirmar a importância da agricultura familiar e seu papel central para a superação das desigualdades no meio rural e erradicação da fome e pobreza, melhora dos meios de subsistência, gestão dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Nesse sentido, o AIAF é também uma oportunidade para reconhecer a presença e o papel das mulheres rurais como sujeitos fundamentais na construção da agricultura familiar. Segundo a FAO, as mulheres são responsáveis por mais da metade da alimentação básica produzida no mundo.

Serviço

Brasil Agroecológico Feito por Elas

Datas e locais:
18 a 23 de março – Estação Central do Metrô de Brasília
24 a 26 de março - II Encontro dos Comitês de Mulheres dos Territórios (Centro de Convenções Israel Pinheiro – QL32 – Lago Sul)
28 de março a 07 de abril - Biblioteca Nacional de Brasília
08 a 13 de abril - Rodoviária Interestadual de Brasília

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário 



18/03/2014 18:04


Artigos Relacionados


Selo da agricultura familiar valoriza produção e beneficia 74 mil trabalhadores rurais

Ministério investe na produção agroecológica

Seminário discute produção agroecológica do algodão

Mostra itinerante do Museu da Língua chega a Registro

Mostra itinerante da história da língua portuguesa está em Sorocaba

Registro recebe mostra itinerante do Museu da Língua Portuguesa até dia 5