Motogerador começa a operar na Antártica com etanol fornecido pela Petrobras



O motogerador a etanol que vai iluminar a Estação Antártica Comandante Ferraz, na Antártica, começou a operar na terça-feira (10), com combustível fornecido pela Petrobras. Com a iniciativa, o Brasil será o primeiro País do mundo a utilizar biocombustível para produção de energia no continente. O equipamento tem capacidade para suprir toda a energia necessária às operações e aos programas científicos realizados na estação.

O ministro da Defesa, Celso Amorim, deu partida na operação durante visita à estação. A partir do evento, o motogerador passa a operar continuamente na Antártica, dando início ao programa científico da estação. Segundo o ministro, a iniciativa brasileira coloca o País em destaque no cenário tecnológico mundial e alinhado com a meta da Organização das Nações Unidas (ONU), que declarou 2012 como o Ano Internacional de Energia Sustentável para Todos.

A Petrobras está fornecendo 350 mil litros de etanol, idêntico ao utilizado nos veículos nacionais, e fará o acompanhamento tecnológico para validar a utilização do biocombustível em condições climáticas severas.

O biocombustível e o equipamento, desenvolvido pela Vale Soluções em Energia (VSE), partiram em outubro do Brasil para a Antártica no navio de Pesquisas Oceânicas Ary Rongel. Em seguida, uma equipe de engenheiros brasileiros seguiu para o continente para realizar as instalações e os testes necessários ao funcionamento do equipamento. A partir de agora e durante um ano, o motogerador vai operar, segundo a Petrobras, em total sincronismo com os motogeradores já existentes a diesel, preservando o parque energético atual como uma medida adicional de segurança.

De acordo com a Petrobras, o motogerador a etanol brasileiro opera com tecnologia totalmente nacional e gera energia limpa, sem qualquer tipo de aditivo, a partir de um sofisticado equipamento de controle e comando via internet. A tecnologia foi desenvolvida pela VSE, empresa da Vale e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O projeto é beneficiado pela Lei da Inovação, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que promove e incentiva o desenvolvimento de produtos e processos inovadores voltados para atividades de pesquisa.

Proantar

A partida na operação do motogerador a etanol é um dos eventos que marcam os 30 anos do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), gerenciado pela Marinha do Brasil, com parceria da Petrobras e da VSE.

Acompanharam o ministro da Defesa na missão à Antártica o comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Julio Soares de Moura Neto, e o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito.

A estação brasileira é operada pela Marinha do Brasil e foi instalada na Baía do Almirantado, localizada na Ilha Rei George, no verão de 1984. A partir de 1986, passou a ser ocupada anualmente e guarnecida por militares da Marinha do Brasil e pesquisadores, podendo acomodar até 58 pessoas. A estação possui laboratórios destinados às ciências biológicas, atmosféricas e químicas.

Criado em janeiro de 1982, o Proantar tem realizado importantes pesquisas científicas em diversas áreas de conhecimento, de forma a respaldar a condição do Brasil de membro consultivo do Tratado da Antártica, assegurando a participação nacional nos processos decisórios relativos ao futuro daquele continente.

 

Fonte:
Agência Petrobras



11/01/2012 19:25


Artigos Relacionados


Petrobras inaugura conversão da 1ª usina térmica do mundo a operar com etanol

Tempo: Confira o boletim meteorológico dos próximos dias fornecido pela Defesa Civil do Estado de Sã

Tempo: Confira o boletim meteorológico dos próximos dias fornecido pela Defesa Civil do Estado de Sã

Petrobras e Marinha vão iniciar resgate de embarcação que naufragou na Antártica

Petrobras volta a operar em antigo campo de petróleo na Bahia

Petrobras assina carta de intenção para operar mais uma plataforma no pré-sal