Motta cobra do governo condições para que produtores nacionais concorram com outros países



Em pronunciamento nesta terça-feira (26), o senador João Batista Motta (PSDB-ES) criticou a União Européia pelas barreiras impostas às exportações brasileiras, principalmente ao setor pesqueiro, a partir de medida tomada na última semana. Motta responsabilizou o governo pela falta de uma política que garanta aos produtores nacionais condições de concorrer com outros países.

De acordo com informação da Agência Estado, citada pelo senador, os veterinários europeus, reunidos em Bruxelas, na Bélgica, decidiram exigir que os exportadores brasileiros de pescado fresco mostrem certificados de testes laboratoriais para que possam entrar no mercado da União Européia. Os europeus estariam preocupados com "condições fitossanitárias consideradas inadequadas".

- Os produtores nacionais estão a ver navios. Eles não têm o direito de produzir pela irresponsabilidade e pela incapacidade do governo. O Brasil está acéfalo, abandonado, sem rumo nas mãos daqueles que não permitem que o país cresça - protestou.

Dossiê

O parlamentar também questionou a origem do dinheiro envolvido na tentativa de compra, por parte de membros do Partido dos Trabalhadores, de um dossiê que teria por objetivo prejudicar as candidaturas do PSDB. O representante capixaba lembrou que até hoje não se esclareceu quais foram as fontes do "valerioduto", esquema de corrupção que veio à tona no último ano, também envolvendo o PT.

- Parte desse dinheiro [do dossiê] é virgem, não esteve em circulação em momento nenhum. Saiu direto da fábrica para os bolsos dos petistas envolvidos na compra do dossiê. Mas a população também quer saber sobre o dinheiro do 'valerioduto', que comprou votos. São muitas as perguntas sem resposta - disse Motta, observando que o montante que seria usado para a obtenção do suposto dossiê pode ter saído de alguma instituição ou entrado clandestinamente no país.



26/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


(Flash) - Programa habitacional do Governo Covas é modelo para outros países

Publicada lei que autoriza governo brasileiro a doar estoques de alimentos a outros países

Carlos Bezerra cobra do governo assistência técnica para os pequenos produtores

José Agripino cobra atenção do governo para pequenos produtores que enfrentam enchentes no RN

ACM DIZ QUE MOTTA NÃO DEVE OPINAR SOBRE OUTROS MINISTÉRIOS

Ana Amélia cobra do governo mais atenção aos produtores alternativos de energia