Movimento Escoteiro comemora cem anos com cerimônia no Interlegis
Em comemoração ao centenário do movimento escoteiro, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançará, na próxima quinta-feira (26), selo postal em homenagem à data. O evento, marcado para as 10h, na sede do Programa Interlegis, contará com a participação da União Parlamentar Escoteira do Brasil (Upeb), de lideranças nacionais do Movimento, de jovens escoteiros, e terá a presença do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, membro da Upeb.
- A ocasião representa um relevante congraçamento entre a juventude escoteira e o Poder Legislativo - afirma o senador Flávio Arns (PT-PR), presidente da União Parlamentar.
Com ideologia suprapartidária, a Upeb foi criada em 1999, em Porto Alegre. A entidade congrega parlamentares brasileiros de todos os níveis do Poder Legislativo e visa prestar apoio ao movimento.O objetivo é incentivar o escotismo e multiplicar o número de escoteiros no país, que ainda é pequeno.
Fundado em 1907, pelo inglês Baden-Powell, o movimento escoteirotem como proposta o desenvolvimento juvenil através da prática da vida em equipe, do trabalho ao ar livre, e tem como objetivo fazer com que o jovem seja protagonista de seu crescimento. No Brasil, o escotismo foi introduzido por oficiais e praças da Marinha que estavam na Inglaterra no ano da criação do movimento. Em 1910, foi oficialmente fundado no Rio de Janeiro o Centro de Boys Scouts do Brasil.
20/04/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Interlegis comemora dez anos
Segurança: Cerimônia comemora 17 anos do 40º Batalhão da PM com sede em Votorantim
Segurança: Cerimônia comemora 17 anos do 40º Batalhão da PM com sede em Votorantim
Jayme Campos comemora cerimônia de canonização de Frei Galvão
Subcomissão da Criança recebe denúncia de abuso em grupo de escoteiro
CIAAR celebra 30 anos em cerimônia especial