Movimentos sociais e gestores públicos vão debater erradicação da pobreza rural



Será realizado nesta semana, em Brasília, o seminário “Pobreza Rural, Desenvolvimento e Políticas Públicas: desafios e alternativas”. O Objetivo é discutir diversos temas relacionados às mudanças ocorridas no meio rural nos últimos anos. Dentre os assuntos estão as transformações na estrutura produtiva e na dinâmica demográfica, e também políticas públicas sociais.

O evento vai acontecer entre os dias 23 e 25. Vão participar cerca de 150 gestores públicos, dentre eles  dirigentes de movimentos sociais, acadêmicos e entidades que atuam  na erradicação da pobreza no Brasil.  

O seminário é promovido por meio do Fórum Permanente de Desenvolvimento Rural Sustentável (Fórum DRS), e tem o apoio dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Desenvolvimento Social (MDS), e da Educação (MEC), além do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O diretor do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD), Joaquim Soriano, vai coordenar uma das palestras. Para ele, os encontros vão acrescentar conhecimento e trocas de informações.  “É um grupo de acadêmicos muito plural e diferenciado nas abordagens, trazendo uma riqueza adicional sobre a metodologia de estudo. Um debate intenso que cresceu logo após a presidenta eleita ter anunciado como prioridade no seu governo o combate a pobreza”, explica Joaquim Soriano.

Para o diretor do NEAD, o projeto e os estudos sobre pobreza rural têm papel fundamental na identificação das demandas para o acesso às políticas públicas no meio rural. “É interessante notar que a pobreza rural tem cara, gênero, idade e território. É importante valorizar políticas que o MDA já desenvolve na área, como o Programa de Documentação da Trabalhadora Rural, por exemplo, aproveitando as boas experiências”, aponta Soriano.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



22/08/2011 18:01


Artigos Relacionados


CRA vai ouvir movimentos sociais sobre parâmetros de produtividade rural

Criminalização dos movimentos sociais em debate na CDH

Lançada cartilha dos movimentos sociais

SUPLICY DIZ QUE PPA NÃO ASSEGURA ERRADICAÇÃO DA POBREZA

Movimentos sociais se organizam para atuar na Rio+20

Criminalização de movimentos sociais é tema de audiência na CDH