Mozarido quer ouvir Temporão sobre pirataria na saúde
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, poderá ser convidado a comparecer à Subcomissão de Saúde, da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), para dar explicações sobre as ações do governo no combate à "pirataria na saúde". Uma série de matérias veiculadas ao longo dessa semana pelo jornal Correio Braziliense trata de falsificação de remédios e próteses, roubo de medicamentos e das mortes causadas por esses crimes.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (15) pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), em discurso da tribuna do Plenário. O senador também quer explicações sobre as ações do governo no combate a doenças como o vírus H1N1, conhecida popularmente como gripe suína , a dengue, a malária e outras, que estão atingindo cada vez mais brasileiros, conforme observou.
Para Mozarildo, as ações do governo no combate a essas doenças têm sido tímidas, com poucas campanhas publicitárias de esclarecimento à população.
- Por que não gastar agora com uma grande campanha de mobilização, usando as Forças Armadas, para, de fato, combater a gripe suína. Mas esse ministério não tem muito rumo. Deveria se chamar Ministério da Doença, e mesmo assim estaria mal, pois só cuida dos doentes que estão muito mal - afirmou Mozarido, que é médico.
Para o senador por Roraima, o Governo precisa parar de manipular informações, divulgando, segundo explicou, dados falsos sobre as doenças, principalmente a gripe suína.
- O governo não pode passar a ideia de que a coisa é banal. Eu fico muito triste com isso, com um país que prioriza a publicidade e manipula essa publicidade e se descuida de coisa tão importante para todos nós, que é a saúde e a vida - ressaltou o senador pelo PTB.
Em aparte, os senadores Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) e Alvaro Dias (PSDB-PR) fizeram elogios ao pronunciamento do colega e condenaram o descaso do governo com a saúde pública no Brasil.
14/08/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
ANS quer ouvir sociedade sobre portabilidade de carências de planos de saúde
Tião Viana rebate críticas de Temporão a projeto sobre gastos com saúde
Comissão de Saúde quer ouvir ministro José Serra
CAS e CDH discutem PAC da Saúde com ministro Temporão
Temporão faz balanço da Saúde e lamenta fim da CPMF
Temporão analisa Sistema Único de Saúde