Mozarildo alerta para desafio do crescimento populacional de São Paulo
Mozarildo entende que uma das formas de atingir este objetivo é o investimento na descentralização do desenvolvimento do país, que "precisa crescer de maneira igual". Para ele, o Brasil "precisa deixar de ser só Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais".
A quarta cidade mais populosa do planeta, com aproximadamente 18 milhões de habitantes, perdendo apenas para Tóquio, Cidade do México e Bombaim, e a maior metrópole do hemisfério sul, São Paulo, disse o senador, "parece acolher o melhor e pior que a globalização pode oferecer às sociedade modernas". Embora seja o maior centro industrial e financeiro do Brasil, observou, a cidade abriga, simultaneamente, "as mais intoleráveis mazelas da vida social moderna, sendo incapaz de oferecer teto, trabalho e educação a grande parte de seus moradores".
- Pobreza e riqueza, cultura e ignorância, consumo e mendicância, injustiça e bondade, todos esses pares antitéticos da moralidade social parecem conviver sob um teto paulistano indiscutivelmente nada confortável ou harmônico - afirmou.
O senador destacou que nos últimos cinco anos, a grande São Paulo registrou crescimento de quase 8% no número de mortes violentas, que chegam a 444 a cada mês. Para o Núcleo de Estudos de Violência da USP, citado pelo senador, a explicação para tais números pode ser o ambiente de exclusão, miséria e abandono que mina aos poucos a capacidade dos indivíduos sonharem e de quererem fazer as coisas.
Mozarildo frisou que São Paulo não pode ser reduzida à pobreza e ao caos social. Ele lembrou que a cidade concentra um dos mais agitados eixos culturais da América Latina, reunindo um grupo seleto de artistas e intelectuais notáveis, sendo campeã no número de peças e filmes em cartaz, promovendo mais de 40 mil eventos anualmente e recebendo mais de 10 milhões de visitantes por ano, entre brasileiros e estrangeiros.
14/09/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo alerta para 'gargalos' que podem frear o crescimento econômico
Crescimento populacional do Brasil é o menor já registrado
QUINTANILHA MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM CRESCIMENTO POPULACIONAL
Azeredo afirma que investimentos em trens não têm acompanhado crescimento populacional
Jorge Viana diz que desafio do Congresso é elaborar pauta para ajudar no crescimento econômico
Paulo Paim destaca melhorias sociais apontadas em censo populacional