Mozarildo comemora Dia do Exército e Dia do Índio



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) registrou, em Plenário, a comemoração nesta quinta-feira (19) do Dia do Exército e do Dia do Índio. Ele lembrou o “magnífico trabalho” do Marechal Candido Rondon, tanto na expansão do telégrafo e das comunicações para as fronteiras brasileiras quanto nos contatos com índios de comunidades isoladas.

O senador leu a parte final de mensagem à tropa do comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, em que ele pede a confiança dos militares na política de defesa nacional e na estratégia de defesa do Brasil. Na mensagem, o comandante também diz crer na valorização da carreira, além de destacar o reconhecimento da sociedade ao trabalho do Exército.

O parlamentar criticou a política da Fundação Nacional do Índio (Funai), que para ele não tem melhorado a qualidade de vida da população indígena. Ele pediu uma política mais voltada ao índio e menos à demarcação de terras. De acordo com Mozarildo, a “política equivocada” da Funai já demarcou mais de 14% do território nacional para que sejam ocupados por 813 mil índios, ou 0,3% da população do Brasil.

Em Roraima, 57% do território do estado, segundo o senador, estão demarcados como terra indígena, enquanto os índios representam apenas 11% da população. Ao mesmo tempo, os índios vivem marginalizados e a Funai não dá qualquer assistência à saúde e à educação indígena, afirmou Mozarildo. O senador sugeriu, ainda, que um índio ocupe a presidência da Funai.



19/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo defende a inserção do índio na sociedade

Mozarildo quer um índio na presidência da Funai

MOZARILDO QUER ÍNDIO PRESIDINDO A FUNAI

MOZARILDO QUER ÍNDIO NA PRESIDÊNCIA DA FUNAI

MOZARILDO QUER UM ÍNDIO NA PRESIDÊNCIA DA FUNAI

Senado comemora o Dia do Índio