Mozarildo comemora Dia do Maçom e defende modernização da maçonaria



O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) comemorou o Dia do Maçom, nesta terça-feira (20), e defendeu a modernização da Maçonaria.

Precisamos ser pró-ativos. Não podemos colaborar tão pouco com a sociedade – disse em seu pronunciamento.

Mozarildo, que é maçom, foi candidato à presidência do Grande Oriente Brasil, no início do ano, mas perdeu a eleição. O senador lembrou que o Senado sempre realizava uma sessão solene no dia 20 de agosto, o que não acontece mais, desde que foram aprovadas novas regras que impedem que uma mesma homenagem se repita por três vezes.

Mozarildo contou que a maçonaria moderna surgiu em 1717, na Inglaterra, e depois se espalhou pelo mundo. A maçonaria brasileira foi organizada em 1797, com lojas em Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ), mas só em 1822 é que a instituição ganhou alcance nacional, colaborando com o momento político do processo de independência do Brasil.

Ele explicou que a maçonaria influenciou o processo de independência “sem uma gota de sangue”, ao contrário do que ocorreu em várias nações vizinhas. De acordo com o senador, a definição da independência foi feita em uma loja maçônica, em 20 de agosto de 1822, e se tornou pública no dia 7 de setembro do mesmo ano. Mozarildo disse ainda que a abolição da escravatura e a proclamação da República também tiveram apoio da Loja Maçônica. Para ele, a história da maçonaria do Brasil é muito bonita. O parlamentar, no entanto, se disse incomodado com o que chamou de “reclusão” da instituição.

Mozarildo Cavalcanti defendeu uma atualização filosófica e uma maior inserção da maçonaria na sociedade. O senador negou que a maçonaria tenha “pacto com o demônio” e informou que um candidato a maçom precisa ter a aprovação da esposa e praticar uma religião

– Na maçonaria, temos católicos, evangélicos e judeus. Por que não buscamos um entendimento com as religiões? Precisamos de uma maçonaria moderna – pediu o senador.



20/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo defende maior abertura da Maçonaria

Mozarildo defende postura mais ativa e moderna da Maçonaria brasileira

MOZARILDO REGISTRA A PASSAGEM DO DIA DO MAÇOM

Mozarildo registra realização da Semana do Maçom

Mozarildo lamenta o falecimento do grão-mestre maçom Ademir Viana

Mozarildo abre homenagem à Maçonaria