Mozarildo defende postura mais ativa e moderna da Maçonaria brasileira



Ao discursar em homenagem ao Dia do Maçom, comemorado nesta segunda-feira (20), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) convidou os maçons a assumirem uma posição mais ativa e moderna na sociedade brasileira. Tomando como exemplo a atuação da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Mozarildo destacou o grande potencial de realização da sociedade, uma vez que tem, em sua avaliação, penetração muito maior do que a alcançada pela Igreja Católica no cenário nacional.

- Por que nós, que somos pessoas das mais diversas profissões, que temos famílias constituídas, que temos capilaridade na sociedade, não tomamos uma ação mais pró- ativa, mais presenteinclusive e principalmente na política? - indagou o senador.

Mozarildo defendeu também a prestação de contas, por parte da Maçonaria, das atividades realizadas em benefício do país. Segundo ele, a publicação de um balanço anual das atividades das lojas, ao revelar as obras dos maçons, aumentaria a sua inserção na sociedade, contribuindo para o seu aperfeiçoamento.

Em seu pronunciamento, o senador leu trechos de discurso proferido pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) ao receber comenda da Loja Maçônica Grande Oriente do Brasil. Frisando a importância do trabalho de mulheres de maçons em creches e escolas, Mozarildo justificou a proibição da presença feminina em reuniões de lojas maçônicas - uma preocupação da ministra - como uma tradição da sociedade, que em suas origens era formada apenas por homens, como pedreiros construtores de templos e combatentes.

Ao comentar sua iniciação na irmandade, Mozarildo confessou ter se "arrependido" por ter passado período na juventude em dúvida sobre a conveniência ou não de se tornar maçom.

20/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo quer uma Maçonaria ativa e de olho no futuro

Mozarildo defende postura mais agressiva no comércio externo

Valmir Amaral defende presença brasileira mais ativa na construção de refinarias

Mozarildo defende maior abertura da Maçonaria

Mozarildo comemora Dia do Maçom e defende modernização da maçonaria

Tebet defende lei mais moderna para falências