Mozarildo defende novas regras para criação de municípios
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) relatou, em pronunciamento nesta quarta-feira (17), a visita de sua equipe a 13 localidades da região do Baixo Rio Branco, em Roraima. Ele lamentou a situação de "descaso total" dos governos do estado e dos municípios com as comunidades, onde faltam escolas de ensino médio, transporte escolar e postos de saúde em funcionamento.
Mozarildo prestou contas das emendas parlamentares que apresentou em benefício da região, mas frisou que a alocação dos recursos depende do plano de governo de cada município.
O senador pediu apoio para projeto de sua autoria - que voltou ao Senado depois de modificação na Câmara dos Deputados - que cria "princípios moralizadores" para a criação de novos municípios.
- Do jeito que está, não se consegue criar, mas, quando se cria, cria-se sem regras fixas - disse.
Saúde
Mozarildo apontou os "muitos equívocos" dos vetos à Lei do Ato Médico e da medida provisória do programa Mais Médicos. Ele sublinhou que o problema da saúde no Brasil não é apenas de falta de médicos, mas principalmente da falta de um planejamento que distribua os médicos pelo país.
- De repente, há vetos e, ao mesmo tempo, a edição de uma medida provisória criando esse programa Mais Médicos e aumentando o curso de Medicina em mais dois anos. Realmente é uma coisa que eu não consigo compreender - disse Mozarildo, que é médico.
Ao lamentar os dez vetos sofridos pela Lei do Ato Médico, senador lembrou que o projeto foi discutido por 12 anos no Congresso.
- Parece até que nenhum ministro da Saúde acompanhou esse projeto - criticou.
17/07/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo pede urgência em votação de novas regras para criação de municípios
Mozarildo propõe novas regras para criação de municípios e mudança no regimento do Senado
Mozarildo defende derrubada do veto à proposta que estabelece regras para criação de municípios
Novas regras para criação de municípios está na pauta da CCJ
Novas regras para criação de municípios terão prioridade na CCJ
Mozarildo comemora aprovação na Câmara de regras para criação de municípios