Mozarildo destaca papel de Brasília no processo de integração nacional



Ao discursar na sessão do Senado na sexta-feira (20), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) parabenizou Brasília pela passagem de seu 47º aniversário, e, principalmente os seus habitantes. Para o parlamentar, merecem parabéns não somente os que aqui nasceram ou para aqui vieram morar e trabalhar, mas também os que considera moradores de ofício - os deputados e senadores que moram na cidade durante boa parte da semana.

Mozarildo enalteceu a visão de estadista do ex-presidente Juscelino Kubitschek que, lembrou o senador, ao transferir para Brasília a capital brasileira, promoveu o fantástico desenvolvimento da região Centro-Oeste, bem como sua ligação com a região Norte, que, antes da inauguração da capital, tinha dificuldades para se comunicar com o resto do país.

Segundo Mozarildo, as regiões Sul e Sudeste já detêm a hegemonia nos setores da economia, da educação e da saúde, mas depois da criação de Brasília, lembrou, pelo menos a administração e a política têm sede na região Centro-Oeste. Essa condição, de acordo ainda com o parlamentar, permite estreita vinculação com os estados tradicionais do Norte, como Amazonas e Pará, e com os novos estados criados pela Constituinte, Amapá, Rondônia e Roraima, "onde tive a felicidade de nascer", observou.

Para Mozarildo, a festa do aniversário de Brasília é, principalmente, a festa da integração nacional, porque o Distrito Federal reúne gente de todo canto do país.

- Na época, a construção de Brasília foi considerada uma teimosia, uma extravagância de JK, mas, hoje em dia, quem pode imaginar a bela cidade do Rio de Janeiro como capital do país? Tantos foram os resultados de desenvolvimento econômico e social que aconteceram em função do gesto de JK que superaram até mesmos os sonhos de seu criador - disse.

Mozarildo Cavalcanti sugeriu que a Universidade de Brasília (UnB) realize mais convênios e atividades de integração com as universidades do Norte.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) afirmou que todos os brasileiros se orgulham de sua capital e do papel de integração nacional que ela exerce. Também em aparte, o senador Sibá Machado (PT-AC) disse que Brasíliarepresenta o marco maior da integração nacional e do desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste.

Exploração

No mesmo pronunciamento, Mozarildo Cavalcanti cobrou a regulamentação da exploração de ouro e diamantes nas terras indígenas de seu estado. O senador relatou que, neste momento, somente os contrabandistas estão se beneficiando da exploração das jazidas da reserva Raposa Serra do Sol. Explicou que essas pessoas aliam-se aos indígenas, extraem os diamantes do lado brasileiro, atravessam o rio e afirmam que a produção veio de território da Guiana.



20/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


QUINTANILHA DESTACA PAPEL DE PALMAS NA INTEGRAÇÃO REGIONAL

Ministra destaca papel do Brasil na integração latino-americana

Mesquita Júnior destaca papel do Mercosul na integração do continente

Tuma lembra papel de Rondon na integração nacional

Mozarildo defende reforma do Estado e destaca papel do Congresso

Mozarildo destaca papel dos maçons na construção do futuro brasileiro